A CDL Caxias
Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul

HISTÓRICO / PERFIL INSTITUCIONAL

CDL CAXIAS - PRESENTE DESDE 1965

 

Em 14 de dezembro de 2015, a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, comemorou seus 50 anos de fundação.

 

Foi fundada como Clube de Diretores Lojistas, com a missão de unir a classe lojista e defender seus interesses; representar, informar e apoiar com qualidade seus associados e promover seu constante desenvolvimento, oferecendo serviços e convênios de utilidade , como o SPC- Serviço de Proteção ao Crédito , afiliado ao SPC Brasil.

Seus valores expressam ainda a visão de ser reconhecida como uma entidade inovadora em prol dos associados, integrada á comunidade .

Tem como Princípios o associativismo, conduta ética, satisfação do associado, sustentabilidade e transparência.

A CDL Caxias congrega associados de vários segmentos de atuação, como vestuário e calçados, bares e restaurantes, automóveis, prestação de serviços, indústria, condomínios, comércio e representações, postos de combustíveis, hotéis, floriculturas, livrarias, materiais de construção, farmácias , dentre outros.

Também fazem parte da atuação da entidade:

A CDL Caxias desenvolve uma série de projetos que auxiliam no desenvolvimento econômico de seus associados e no crescimento comunitário de Caxias do Sul:

- Promoções de fomento às vendas do comércio, com sorteio de prêmios, em datas comemorativas “Promoção CDL Presente com Você.

- Atuação descentralizada visando aproximação e conveniência ao associados, através de posto de atendimento na Universidade de Caxias do Sul.

- Canal de comunicação e transparência através de uma Central de Relacionamento exclusiva para associados, para dúvidas e sugestões.

- Eventos de relacionamento informação e orientação aos associados: Cardápios do Comércio.

- Projetos e campanhas de Responsabilidade Social e forte presença na comunidade:

 

O setor do comércio

 

O setor do comércio e serviços de Caxias do Sul fatura por ano mais de R$ 2 bilhões, sendo o segundo lugar no PIB (Produto Interno Bruto) de Caxias do Sul, gerando cerca de 80 mil empregos formais.

 

Resgatando a história da CDL

 

A CDL de Caxias do Sul foi fundada no dia 14 de dezembro de 1965, durante uma reunião realizada no Hotel Alfred, tendo como razão social “Clube de Diretores Lojistas”. Essa iniciativa teve como objetivo criar uma entidade representativa na defesa dos interesses dos associados, com a missão de informar, apoiar e unir a classe lojista e desenvolver serviços e convênios de utilidade para os associados, como o SPC- Serviço de Proteção ao Crédito (afiliado ao SPC Brasil).

De lá para cá, os tempos mudaram, os desafios foram crescendo e o antigo “Clube de Diretores Lojistas” se transformou na “Câmara de Dirigentes Lojistas”. O trabalho sério desenvolvido pelos 33 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Acompanhando a evolução, a CDL ocupou diversas sedes até chegar no Edifício Palácio do Comércio, localizado na Rua Sinimbu, 1.415 - Centro.

Hoje, a Câmara de Dirigentes Lojistas reúne mais de 4mil associados de diferentes segmentos do comércio e serviços. É a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados, com forte atuação na comunidade caxiense.

É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 150 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado.

A CDL esteve ao lado da classe comerciária desde o início, cumprindo sua missão, nos momentos difíceis e na comemoração das vitórias.

Destacamos uma palavra que declara com precisão o valor da entidade: CDL CAXIAS. PRESENTE DESDE 1965.

 

 

 

Linha de Tempo

1965

Primeira sede da CDL.

1966

É criado o primeiro departamento da CDL: o SPC - Serviço de Proteção ao Crédito, com regulamento e recursos próprios.

1980

A Entidade adquire sua sede própria.

1982

É criado o DCC - Departamento Central de Cobranças. Atual CDL Cobrança.

1986

É criado o Relatório Gerencial Termômetro de Vendas.

1987

Os serviços pertinentes ao SPC são automatizados.

1990

É realizada uma homenagem à Diretoria fundadora da Entidade, bem como aos Ex-Presidentes durante evento alusivo aos 25 anos de fundação da CDL de Caxias do Sul.
A Entidade adquire o primeiro computador Edisa EDV III.
É criado o DEACON - Departamento de Atendimento ao Consumidor.

1995

É criado o Troféu da CDL de Caxias do Sul.
Na comemoração dos 30 anos da CDL, as empresas associadas fundadoras foram homenageadas com o Troféu alusivo. Também foi criado um vídeo comemorativo ao período.

1996

É adquirido um computador HP de última geração permitindo a ligação do SPC com 32 empresas, via terminal remoto.
É efetuada a terceirização dos serviços de cobrança com a empresa BL Serviços de Cobrança Ltda.

1997

É alterada a razão social da Entidade após 32 anos de fundação com a chamada "Saia do clube e entre para a câmara, sem sair da CDL."
É implantada a primeira Home-Page da CDL.

1998

É redigido o 1º Relatório de Gestão de um Presidente na CDL de Caxias do Sul.

1999

É assinado o Termo de Adesão ao PGQP/RS.
Criação do Departamento CDL Jovem.

2000

É fundada a Cooperativa de Crédito Mútuo - SICREDI NORDESTE com o empenho da CDL e participação do Sindilojas e Sindigêneros.
É comemorado os 35 anos de fundação da CDL com homenagem aos ex-Presidentes.
Neste ano, foi lançado o livro "Casas de Negócio", em conjunto com a Universidade de Caxias do Sul durante comemoração dos 35 anos da CDL e os 125 anos da imigração italiana no Estado do Rio Grande do Sul, quando a CDL participou com a candidata Clarice Rossetti que ganhou o título estadual.

2001

É realizada a conexão do Sistema de Proteção de Crédito em nível nacional (SPC Brasil).
Início da construção do Quartel da 3ª Cia PM do 12º Batalhão de Polícia Militar no Bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, obra administrada pela CDL Caxias.

2002

Criação do evento "Homens na Cozinha" que nasceu com o objetivo de auxiliar na construção do Quartel da 3ª Cia PM e hoje constitui-se no maior evento social e gastronômico de Caxias do Sul.
Foi criado CDL Empregos e CDL Ensino.
Implantado o primeiro Liquida Caxias.

2006

Assinado o contrato para a aquisição do software de gestão.

2008

Criado o departamento de marketing.
CDL divulga pela primeira vez o relatório de gestão social.

2009

CDL entra para o Liquida RS Tchê!

 

Galeria dos Ex-Presidentes

Rua Sinimbu, 1415 - Palácio do Comércio
Centro - Caxias do Sul - RS

Ligue para 0800.7044.242
marketing@cdlcaxias.com.br

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h
Balcão de atendimento do SPC de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h

Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul
XNEO Soluções para e-commerce
Mural de avisos
Mural de avisos