Destaques CDL
Fique por dentro da CDL Caxias

– Enviado em 03/05/2011

CDL Caxias lança projeto pioneiro de combate à inadimplência

O Balcão de Negociação aproxima o inadimplente do lojista e faz uma ponte entre os que pretendem sair do SPC e quem tem contas a receber
O SPC (Sistema de Proteção ao Crédito) controlado pela Câmara de Dirigentes Lojistas em Caxias do Sul, está com mais de 65 mil CPFs cadastrados na base de consultas e o valor da dívida na cidade é de R$ 28 milhões. Com o bom momento da economia brasileira e as facilidades de crédito e empréstimos no país, a tendência é de que esse cenário se torne cada vez mais comum – o que prejudica a sustentabilidade dos empreendimentos varejistas para o futuro e a estabilidade financeira dos consumidores. Com o sinal de alerta aceso à sua frente, a CDL Caxias já há algum tempo começou a desenvolver um projeto piloto de cobrança. O novo modelo do serviço foi implantado na entidade representativa caxiense em janeiro de 2009. De lá para cá, um intenso serviço de sondagem e análise do perfil do devedor "in loco" demonstrou a necessidade de ações mais efetivas. Em 2010, 41.750 pessoas fizeram consulta no SPC. Desse montante, 28.198 cidadãos tinham registro no Sistema (68% do total de consultantes). Muitos destes tinham o interesse de quitar o débito, mas ao sair do SPC, precisavam ir na loja, procurar o financeiro do estabelecimento, esperar na fila... Enfim, passavam por burocracias que na maioria das vezes, levava a manutenção da dívida. Pensando em facilitar e encurtar os caminhos de quem quer pagar e favorecer o crédito na cidade, a CDL Caxias idealizou em meados de 2010, o Balcão de Negociação. O projeto piloto já entrou em operação em janeiro deste ano e revelou eficiência em cobrança. O Balcão atende em média 20 pessoas por dia. Na carteira do departamento de cobrança – ao qual o Balcão de Negociação é vinculado – constam 35 mil CPFs. Já foram recuperados mais de R$ 1 milhão em dívidas e foram feitos mais de 225 mil contatos com inadimplentes desde o início do novo modelo de operações.
Balcão de Negociação – Como funciona?
Trata-se de um serviço do departamento de Cobrança da CDL para os lojistas. O comerciante autoriza a Câmara, via contrato, a mediar o pagamento de dívidas. Uma equipe de profissionais treinados fica comprometida com a verificação das reais condições de pagamento do inadimplente e negocia a quitação – tudo na CDL. Para situações de cobrança de contas da carteira do departamento, a equipe interna lança mão de diversas ferramentas para o pagamento de dívidas. Para isso mantém Call Center de segunda a sexta das 8hs às 20hs sem interrupção e nos sábados das 8hs às 12hs; atendimento em toda a região e treinamentos de análise de crédito e cobrança voltado ao varejista.
Vantagens
Para o lojista, o serviço é uma das soluções em gestão de crédito oferecidas pela CDL que confere competitividade e lucratividade para o negócio. O Balcão de Negociação não tem custo extra para quem utiliza o serviço de cobrança – independente do número de cobranças realizadas. O departamento de Cobrança também monitora as negociações, avisos, vencimento de faturas, boletos e o sistema age como preventivo.
Para o consumidor, a vantagem é acabar com a burocracia na hora de "limpar o nome do SPC". O inadimplente pode acertar sua dívida diretamente no Balcão de Negociação que funciona anexo ao Balcão do SPC onde são feitas as consultas de débitos. O consumidor também pode, de forma rápida e agilizada, reabilitar o seu crédito no mercado, resgatando a cidadania com segurança. Além disso, o devedor também conta com sistema integrado e automatizado de negociação de dívidas.
Credibilidade do serviço oferecido pela CDL
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul é a maior CDL do Rio Grande do Sul. Possui 45 anos de solidez e mantém o maior banco de dados SPC da América Latina. Através de recursos como a Cobrança via internet, o lojista pode fazer o gerenciamento sobre a situação de sua carteira de cobranças sem sair da empresa.

« Voltar para novidades

Rua Sinimbu, 1415 - Palácio do Comércio
Centro - Caxias do Sul - RS

Ligue para 0800.7044.242
[email protected]

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h
Balcão de atendimento do SPC de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h

Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul
XNEO Soluções para e-commerce