– Enviado em 21/02/2012

Iniciam aulas do Projeto Pescar da CDL

A diretora executiva da CDL, Sirlei Bertolo, acompanhada do presidente da CDL Jovem, Samuel Freire de Oliveira, dos vice-presidentes Cassiano De David, Mateus Formolo e a presidente da gestão que iniciou o Pescar na CDL, Jordana Trentin abriram os trabalhos do Projeto na tarde desta segunda-feira, dia 20. Os gestores deram às boas-vindas ao grupo de 21 alunos, falaram sobre a alegria de contar com uma turma tão capaz e reforçaram a importância do comprometimento com a formação e a qualificação. Samuel salientou aos alunos as vantagens de atuar no comércio como uma das forças motrizes para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Jordana lembrou a responsabilidade de dar sequência ao excelente andamento conquistado no Projeto Pescar da CDL.
A instrutora Luciani Kielling brindou cada aluno com um cartão de motivação e inspiração no qual constava a frase de Gabriel Garcia Marquez "é necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver". O cartão foi colado na primeira página do caderno dos estudantes. Os demais diretores saudaram os alunos com o objetivo de deixá-los à vontade no ambiente corporativo.
Anualmente o Projeto Pescar começa muito antes do início das aulas. Em dezembro foi concluído o período de inscrições e no mês de janeiro foram feitas as visitas domiciliares para o processo de seleção. Participam jovens de escolas públicas, em vulnerabilidade social e com maior comprometimento.
A recepção às famílias ocorreu na noite do dia 13 de fevereiro no auditório do 9º andar do Palácio do Comércio. O articulador do Projeto Pescar da CDL, Ivonei Pioner explicou o funcionamento do Pescar para os pais com o objetivo de envolvê-los no processo de formação no que tange ao comprometimento familiar com respeito aos horários de aula, uso de uniformes e regramento para possíveis faltas no decorrer do curso. No dia 15 aconteceu o encontro oficial com os alunos e coordenação para a apresentação da proposta da formação para 2012 e no dia 20/02 iniciaram as aulas.
O projeto Pescar da CDL iniciou em 2011 e já formou 20 jovens na primeira turma, a maioria hoje colocada no mercado de trabalho. Os estudantes recebem a formação em Iniciação Profissional em Operações para o Comércio, com aulas práticas, teóricas e de cidadania.
O projeto Pescar da CDL é uma iniciativa da entidade em parceria com o poder público municipal através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego.

Sobre o Projeto Pescar
Idealizado em 1976, pelo empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, fundador e então presidente da Linck S. A, o Projeto Pescar já acumula 35 anos existência. A idéia surgiu quando Linck resolveu montar uma sala, nas dependências da própria empresa, para atender aos 15 jovens em vulnerabilidade socioeconômica selecionados nas comunidades do entorno da Linck S. A, que fariam o curso de Iniciação Profissional em Mecânica Geral Automotiva. Estava criada a primeira Unidade do Projeto Pescar. Desde 1995, o projeto é administrado pela Fundação Projeto Pescar, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, mantida por empresas e apoiada por instituições privadas e públicas, nacionais e internacionais.