Destaques CDL
Fique por dentro da CDL Caxias

– Enviado em 05/06/2012

CDL Caxias participa da Semana do Meio Ambiente

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caixas do Sul (CDL Caxias) participa da Semana do Meio Ambiente, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) de 28 de maio a 05 de junho. O tema desta edição é A responsabilidade do consumidor na logística reversa. Entre as ações da CDL Caxias na programação do evento estão o lançamento da Ecocartilha – Orientações para o Comércio, o patrocínio parcial para a distribuição de 50 mil sacolas de bioplástico compostável e a presença com quiosque no Dia do Meio Ambiente, 05 de junho, na Praça Dante Alighieri. O comércio também será o público alvo de palestra no dia 04/06 sobre o crescimento sustentável.
A Ecocartilha é o resultado de projeto de reciclagem do lixo e de sustentabilidade da primeira turma do Projeto Pescar da CDL no ano passado. Os 21 alunos assistiram palestras sobre o tema, confeccionaram trabalhos e discutiram o assunto em aula. A Ecocartilha é o resultado desse envolvimento dos jovens com a temática. Eles desenharam a capa, pesquisaram e selecionaram o conteúdo focado no comércio. O material contempla dicas de educação ambiental, separação de lixo e reaproveitamento de resíduos, licenciamento ambiental, efluentes líquidos, cuidados com poluição sonora, atmosférica e apontamentos de fontes alternativas de energia. Os alunos egressos da primeira turma do Pescar e os alunos deste ano participarão de dois debates sobre a temática. O primeiro será no dia 01/06 às 09h30 no auditório da SEMMA e o segundo, quando ocorre o lançamento da Ecocartilha no dia 04 de junho durante a palestra "Os desafios do crescimento em bases sustentáveis" ministrada pela Proª. Dra. Vera Lúcia Maróstica Callegaro, bacharel em história natural, museóloga e botânica, às 19h30 no auditório da Faculdade Murialdo. O evento é aberto ao público em geral, porém, dirigido aos comerciantes.
Os alunos do Projeto Pescar da CDL, autores da Ecocartilha, participarão ainda de um bate-papo com estudantes de escolas locais para a troca de "Ideias Sustentáveis" no dia 05 de junho às 14h30 na praça central durante as ações do Dia do Meio Ambiente.
A Ecocartilha – Orientações para o Comércio conta com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e GardenBrasilsul.

Para saber: Sacolas de bioplástico – produzidas com material 100% biodegradável e compostável a partir de fontes agrícolas renováveis. Podem ser usadas para o lixo doméstico orgânico e depois de usadas podem ser recicladas junto com o resíduo para compostagem. A sacola será biodegradada por microorganismos presentes na natureza e vai se transformar em húmus. Nesta parte do processo, o material pode ser empregado como adubo orgânico. A destinação final da sacola de bioplástico deve ser no lixo orgânico.

« Voltar para novidades

Rua Sinimbu, 1415 - Palácio do Comércio
Centro - Caxias do Sul - RS

Ligue para 0800.7044.242
[email protected]

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h
Balcão de atendimento do SPC de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h

Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul
XNEO Soluções para e-commerce