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– Enviado em 13/05/2014

"É hora de aproveitar o tema Copa e pegar o consumidor", sugere consultor Ricardo Lemos

Em evento da CDL Caxias especialista em Marketing afirma que Campeonato Mundial é uma oportunidade para emplacar as vendas do comércio

Com o carnaval em março, Copa do Mundo em junho e julho, eleições em outubro, além dos diversos feriados prolongados no primeiro trimestre, espera-se um 2014 ímpar e desafiador para os empresários. Pensando nisto, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul convidou o especialista em Marketing e Vendas Ricardo Lemos para dar dicas aos empresários do varejo no evento Cardápio do Comércio, realizado nesta segunda-feira (12), no salão dos Capuchinhos. "Embora a Copa do Mundo seja na nossa casa, não podemos ficar apenas na torcida. É hora de aproveitar o tema Copa e pegar o consumidor", resumiu.

Segundo Ricardo Lemos, é importante lembrar do consumidor local e não apenas dos possíveis estrangeiros. "Não adianta se queixar da Copa. Ela é um fato, vai acontecer. Nenhuma marca vai se sobressair a ela. Então, quando a gente não pode com o inimigo a gente se une a ele. Vai vender mais quem utilizar o tema para criar ações que beneficiem e envolvam o cliente", indicou.

O especialista deixou as seguintes dicas aos lojistas:
1 - Considerar que promoção é promover algo e não somente baixar preços. Qualquer promoção deverá oferecer alguma vantagem e estímulo para os participantes.
2 - Identificar o público-alvo da promoção. Exemplo: clientes antigos; clientes inativos; novos clientes; funcionários; representantes; fornecedores, etc.
3 - Definir os objetivos da ação promocional e a verba a ser investida. Exemplos: aumentar 15% a venda de determinado produto; resgatar clientes inativos; aumentar faturamento da loja; engajar atuais clientes; eliminar estoque; criar espírito de equipe entre os funcionários, etc.
4 - Criar a funcionalidade da ação promocional. Exemplo: cliente compra acima de um determinado valor e se o Brasil chegar até as Quartas de final ganha 8% desconto, Semifinais, 12%, e Final da Copa, 25%.
5 - Organizar toda a parte operacional da ação promocional como: formulários, cadastro, controles e divulgação interna.
6 - Planejar a divulgação e acompanhamento da ação promocional. A divulgação é quase mais importante que a própria ação, pois se não receber a devida comunicação, mesmo sendo uma excelente promoção, poderá não decolar por falta de adesão. Se possível contrate especialistas para fazer a divulgação.

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