– Enviado em 31/10/2017

Após três anos no vermelho, economia caxiense apresenta resultado positivo

Apesar de setembro revelar retração em relação a agosto no comércio, o setor também caminha para um cenário de estabilidade

A edição de setembro de 2017 do Termômetro de Vendas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias) foi apresentada nesta terça-feira (31/10) à tarde, na CIC Caxias, e lançou as informações da economia de Caxias do Sul neste mês.

O desempenho do comércio caxiense em setembro deste ano apresentou uma retração de -7,09% em relação ao mês de agosto de 2017, que havia revelado um crescimento de 10,32%. Já em relação a setembro de 2016 houve um crescimento de 7,90%.

O resultado não surpreende pois, tradicionalmente, setembro tem por característica ser um mês fraco em vendas, uma vez que não possui datas comemorativas. O crescimento em relação a setembro de 2016 acontece porque a comparação de valores é feita com uma base fraca, que é o caso de 2016.

De acordo com o coordenador da diretoria de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Astor Schmitt, o desempenho da economia caxiense no acumulado de doze meses é positivo, mas o crescimento é lento e ainda frágil e vulnerável. O diretor de Pesquisa, Informação e TI da CDL Caxias, Ricardo Regal Comandulli, concorda. “O cenário de dificuldades realmente ainda não dissipou, todavia, entre idas e vindas, a economia caxiense caminha para sua recuperação”, prevê.

Mais informações sobre a economia caxiense

Empregos

A evolução do emprego em Caxias do Sul, no mês de agosto deste ano, revelou um saldo positivo de contratações da ordem 101 vagas. Em agosto também houve um saldo positivo de contratações, da ordem 296 vagas.

Em doze meses o saldo acumulado é negativo da ordem de -1.861 vagas. Por outro lado, a longo prazo, pode-se observar que a taxa de desemprego vem demonstrando uma melhora nos últimos meses, com quedas constantes, o que denota uma recuperação no quadro.

Os resultados do comércio revelam que ainda não se pode falar em um quadro de recuperação no setor ao longo do mês em curso.

Consultas

Em relação a agosto de 2017, há uma variação negativa de -18,03% no número de consultas realizadas ao sistema SPC.

Pode-se afirmar que houve uma retração generalizada tanto na procura por informações quanto na efetivação dos negócios.

Inadimplência

O estoque de dívidas no mês de setembro voltou a crescer cerca de 5,9% quando comparado ao mês anterior. O fato se deve ao crescimento da diferença entre registros e cancelamentos que, no acumulado de entre cheques e SPC, chegou a R$ 6.567.526,00 no mês.

Quadro desempenho de vendas

Ramo duro

No ramo duro, a variação entre agosto e setembro de 2017 teve uma queda de -6,55%. Em termos reais, descontada a inflação, temos uma expansão nas vendas de 11,03%. No acumulado de 12 meses, observou-se um crescimento positivo de 8,88% contra 7,64% do mês anterior.

Todos os setores do ramo, em setembro de 2017, apresentaram desempenho negativo: Informática e telefonia, com -11,06%; Automóveis, caminhões e autopeças novas, com -4,98%; Óticas, joalherias e relojoarias, com -1,44%; Materiais de construção, com -9,51%; Materiais elétricos, com -12,55%; Eletrodomésticos, móveis e bazar, com -8,32%; e Implementos agrícolas, com -5,97%.

Ramo mole

No ramo mole, a variação entre agosto e setembro de 2017 foi negativa de -9,15%, contra 6,97% positiva do mês anterior. Em termos reais, descontada a inflação, a variação sob o mesmo período do ano anterior é de -10,92% negativa. No acumulado de 12 meses, há um crescimento negativo de -12,16%, inferior ao mês anterior, que foi de -14,04%.

No ramo mole, com exceção do setor de Produtos químicos (24,23%), todos os demais segmentos apresentaram variação negativa em relação ao mês anterior: Vestuário, calçados e tecidos (-21,68%); Farmácia (-5,74%); e Livraria, papelaria e brinquedos (-25,68%).