– Enviado em 29/05/2018

CNH digital é válida, veja como verificar a veracidade!

A CNH digital é válida como o primeiro documento de identificação nesta versão, deve ser apresentada por meio de aplicativo próprio. A adesão é gratuita e opcional, e o aplicativo pode ser encontrado nas lojas digitais Google Play e App Store. Antes de baixar o aplicativo, o condutor deve fazer um cadastro no site do Denatran.

A CNH ditigal armazena todas as informações da carteira impressa, garantindo a autenticidade do documento. Entretanto, só pode ser gerada para quem tem a última versão da CNH impressa (emitida a partir de 02/05/2017). Esse modelo apresenta um QR CODE na parte interna.

O estado do Rio Grande do Sul foi campeão em emissão da CNH digital tendo mais de 32 mil pedidos de um total de 140 mil em todo o país. É importante que as empresas estejam atentas a essa novidade para que possam analisar de forma correta a documentação durante transações, compras e consultas SPC.

A verificação, por meio de qualquer outro aplicativo que não tenha sido desenvolvido pelo Serpro ou encomendado pelo Denatran, não garante a integridade dos dados contidos na CNH. Caso os dados lidos pelo QR Code sejam diferentes das informações exibidas na CNH (digital ou impressa), trata-se de uma possível falsificação.

No site do Denatran temos um tutorial explicativo https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/cnhdigital/tutoriais/html/index.html

Fonte: Denatran

Foto: Divulgação - Jornal do Consórcio