– Enviado em 26/09/2018

Café da CDL Caxias tratou sobre as “Práticas legais de cobranças nos meios digitais”

Segunda edição do evento gratuito ocorre na próxima quinta (27)

Sabendo das dificuldades em realizar cobranças tanto no comércio, quanto nos setores de serviço e indústria, e tendo em vista o grande número de inadimplentes no país, a CDL Caxias promoveu, na manhã desta terça-feira (25), o Café da Cobrança, evento onde foram discutidas as “Práticas legais de cobrança nos meios digitais”.

O coordenador do Procon, Luiz Fernando Del Rio Horn, foi o convidado para falar sobre as principais formas de se cobrar uma dívida, assim como os meios de comunicação mais adequados para solicitar o valor ao cliente devedor.

“De acordo com o Código do Consumidor (CDC), fica proibida qualquer tipo de cobrança vexatória por parte da empresa credora, sob pena de multa e processo por parte do consumidor que se sentir lesado. Ainda no CDC, estão previstas, no artigo 42, algumas condutas que devem ser vedadas, como: ameaça física ou aquela em que expõe o credor ao ridículo, advertindo, por exemplo, que irá informar a dívida a seus familiares e amigos; coação, ou seja, exercer uma ação contra a vontade do inadimplente; constrangimento físico ou moral, que possa agredir a saúde ou a integridade  física do devedor; afirmações falsas, incorretas ou enganosas; interferência com o trabalho, o descanso ou o lazer do inadimplente, são as principais atitudes que devem ser vedadas”, afirma o coordenador do Procon.

Questionado sobre a possibilidade de utilizar-se do aplicativo WhatsApp como meio para a realização da cobrança, Luiz Fernando Del Rio Horn diz que não vê restrição no uso do aplicativo, até porque nenhuma negativa consta no Código do Consumidor. Entretanto, a cobrança deve levar em conta as ações vedadas apresentadas acima, assim como deve ser também leal, transparente e de cunho informativo.

Durante o Café, o coordenador do Procon também foi indagado quanto às atitudes dos próprios devedores, que agem com indiferença quando recebem a cobrança realizada pela empresa credora. “É inegável apontar a situação endêmica em que o Brasil se encontra no que diz respeito a dívidas. Quando vemos um indivíduo estabelecendo uma situação de bem-estar consigo mesmo, estando ele endividado, é inegável o grande problema vivido. A indiferença quantos às dívidas é uma realidade brasileira, visto os mais de 60 milhões de inadimplentes no país”, finalizou Horn.

Pela grande quantidade de interessados no tema proposto, haverá uma segunda edição do Café, que também já esgotou inscrições. O evento é gratuito e exclusivo aos associados da CDL Caxias, na próxima quinta-feira (27), no Palácio do Comércio, na Rua Sinimbu - 1415, 10º andar, das 8h às 9h30.

Mural de avisos