– Enviado em 01/08/2016

CDL Caxias participa do lançamento da 7ª etapa da Linha da Pequena Empresa

A presidente da CDL Caxias, Analice Carrer, esteve presente na manhã desta segunda-feira, dia 01 de agosto, do lançamento da 7ª etapa da Linha da Pequena Empresa, programa que tem o objetivo descentralizar os serviços de apoio empresarial, desburocratizar o acesso às informações e retirar os profissionais autônomos da informalidade. A Linha fornece orientações sobre alvará, licenças municipais e programas de microcrédito, orientação sobre gestão empresarial e abertura de empresas, formalização do empreendedor individual, orientação sobre crédito consciente e assessorias e capacitações em grupo.

Em sua manifestação, o Prefeito Alceu Barbosa Velho destacou os investimentos nestes e em outros programas da administração, em parceria com diversas entidades, para incentivar o empreendedorismo, seja em cursos profissionalizantes ou ações de desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas.

Durante a cerimônia também se pronunciaram a coordenadora de RH da Visate, Ana Cristina Tissot Rech (empresa doadora do ônibus e responsável pela manutenção do veículo), o diretor do ICC Serra Banco do Povo, Oraci Nepomucento (oferta Microcrédito), o gerente regional do Sebrae, Rogério Rodrigues (que destacou a geração de emprego e renda, a formalização das empresas e o fomento ao empreendedorismo) e a presidente da CDL Caxias, Analice Carrer (reforçou a continuidade da parceria nessa e outras atividades apoiando, representando a comunidade empresarial da "Caxias Tem Tudo", nova campanha da entidade).

Por fim, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego em Exercício, João Uez, informou os números do setor. "Temos hoje 69.250 empresas ativas, destas 95% são micro e pequenas e 18.275 microempreendedores individuais (MEIS). Quanto à Linha da Pequena Empresa, o programa já atingiu 7,5 mil pessoas e foram realizadas 3 mil formalizações de empresas. Caxias do Sul tem em seu DNA o empreendedorismo", destacou.

A 7ª etapa da Linha da Pequena Empresa vai beneficiar agora os bairros Cruzeiro, De Lazzer, Diamantino, Exposição, Fátima, Forqueta, Interlagos, Jardim América, Kayser, Rio Branco, Santa Catarina, Santa Lúcia, São Leopoldo, Serrano, além do centro da cidade.

Fotos: Ícaro de Campos