– Enviado em 28/05/2010

Lojistas terão novas regras para operar com cartão de crédito a partir de julho

A empresa gaúcha Get Net, em parceria com o grupo Santander, vai inserir no mercado a primeira máquina processadora com capacidade de centralizar todas as operações de cartão de crédito. Com a medida, os lojistas devem economizar nos aluguéis das máquinas e poderão negociar taxas e prazos de reembolsos com as operadoras.

A unificação das bandeiras em uma só máquina deverá gerar uma economia de R$ 1,2 bilhão por ano, além de gerar concorrência, possibilitando a diminuição dos custos. Segundo o presidente da CDL Caxias, Luiz Antônio Kuyava – que participou da reunião no SPC Brasil em Brasília nesta quinta-feira, dia 27 - para o anúncio das mudanças, além da Get Net, que passa a operar em todo o País, outras duas empresas norte-americanas e uma europeia já estão estudando o mercado brasileiro para oferecerem seus equipamentos aos lojistas. "A inciativa deve gerar campanhas de fidelização das operadoras atuais o que requer cautela por parte dos comerciantes nos próximos seis meses – já que com o aumento da concorrência as taxas deverão cair. Em 12 meses provavelmente existam no mínimo outros dois players novos no ramo", revela Kuyava. O presidente da CDL Caxias avalia ainda que o custo operacional hoje de cerca de 5% com reflexo no preço final do produto de 8 a 9% a mais – também deverá cair com a unificação.
Os cartões de crédito representam cerca de 51% de todas as transações no comércio brasileiro. De acordo com estudo realizado pelo Banco Central, as taxas brasileiras são três vezes maiores que a média mundial. Outro ponto do estudo mostrou que, em outros países, o varejo recebe o dinheiro da venda com cartão após 17 dias da operação, enquanto no Brasil os lojistas precisam esperar cerca de 30 dias para serem reembolsados. A CDL Caxias, em conformidade com a CNDL defende o reembolso em sete dias. Segundo Luis Antônio Kuyava, a concorrência é bem vinda e a longo prazo deverá ser ampliada no país. "Nos Estados Unidos exitem mais de 1,5 mil operadoras de cartão de crédito", disse o presidente da CDL Caxias.
Atualmente, 96% do mercado é coberto pelas bandeiras estrangeiras Visa e Mastercard.
Além do presidente da CDL Caxias, participou da reunião em Brasília o vice-presidente financeiro da entidade, Renato Corso.