– Enviado em 17/12/2013

LPE apresenta balanço com os resultados de 2013

A Linha da Pequena Empresa (LPE) entrou em operação em 25 de fevereiro. Em 10 meses de atividades, foram 2.558 atendimentos em 40 locais contemplados - com o objetivo de fomentar o empreendedorismo caxiense.
A LPE funciona por meio de um ônibus customizado para o atendimento móvel que circula por Caxias do Sul. O veículo percorre os bairros do município levando orientações sobre a formalização de pequenos negócios e microcrédito, concessão de alvarás, capacitação em gestão empresarial, crédito consciente e outras informações importantes para ajudar no desenvolvimento das empresas e na formalização de negócios. O objetivo é descentralizar os serviços de apoio empresarial e desburocratizar o acesso às informações. A LPE também está apta a fazer todo o serviço de formalização.
O programa é fruto da parceria entre CDL Caxias, Sebrae, Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Visate e ICC/Banco do Povo.
Os gestores do programa apresentaram nesta terça-feira, dia 17/12, o balanço com os resultados das atividades do ano. Em 2013, a LPE contabilizou 287 dias de funcionamento, 2.558 atendimentos, 4.287 informações repassadas para os usuários e 923 formalizações de negócios. A LPE passou por 40 locais onde contemplou moradores e interessados. Durante o período, a LPE deu acesso ao crédito para micro empreendedores individuais. No ano, o ICC/Banco do Povo liberou R$ 859.980,00 em financiamentos. Márcio Borges Vieira foi um dos comerciantes que obteve crédito através da LPE. Dono de um bazar no bairro Pioneiro, ele montou o negócio em fevereiro. Um pouco depois, "queria ampliar o mix de produtos na loja e fui buscar auxílio no ônibus quando ele passou pelo bairro", diz o empresário. O incremento de capital no negócio deu tão certo que depois dos primeiros R$ 2 mil financiados e pagos, Márcio buscou a LPE para financiar mais R$ 4 mil. "A condição de juros baixos e acesso facilitado, foram fundamentais para a sobrevivência da empresa e crescimento do negócio", explica Márcio.
O serviço oferecido pela LPE é totalmente gratuito e dá as condições para o empreendedor obter sucesso. Equipado com elevador, o ônibus também possibilita o acesso a pessoas portadoras de deficiência ou com dificuldade de mobilidade.
Parada para manutenção
A LPE interrompeu as atividades na última sexta-feira (13/12). Agora o veículo passa por manutenção, revisão mecânica e ajustes internos. O ônibus volta a operar durante a Festa Nacional da Uva de 20 de fevereiro até o dia 09 de março no Centro de Eventos da Festa da Uva. As atividades itinerantes de 2014 serão retomadas em calendário oficial a partir do dia 18 de março na Praça Dante Alighieri. Nos meses de janeiro e fevereiro, o novo itinerário será concluído.