PORTAL DO ASSOCIADO ASSOCIE-SE
Home >
Sobre

COMO TUDO COMEÇOU

1960

Unidos pelo mesmo propósito

Uma bicicleta,
um caderninho
e muita vontade

Uma bicicleta, um caderninho e uma vontade imensa de se unir. Foi assim que começou a CDL Caxias do Sul. Enquanto o número de inadimplentes da cidade crescia, prejudicando os comerciantes locais, um mensageiro ia de cá para lá com um pequeno caderno colaborativo e uma bicicleta. Dentre as anotações escritas à mão, estavam diferentes nomes de caxienses que não haviam quitado suas dívidas no crediário.

Caderno
colaborativo
de inadimplentes

Caderno
colaborativo
de inadimplentes

O mensageiro passava de lojista em lojista, levando e reunindo novas informações. Nesse vai e vem, encontraram uma forma simples de evitar o prejuízo, consultando os inadimplentes antes de vender fiado. Aos poucos, nasceu uma verdadeira rede de apoio entre os envolvidos, que já ultrapassava o limite da bicicleta do mensageiro oficial. Os lojistas sentiram vontade e necessidade de se reunirem para trocar informações, dicas e conhecimentos.

1965

O início da rede de cooperação

O Clube de
Dirigentes Lojistas

A CDL Caxias do Sul nasceu pelas mãos de muitas pessoas. Foi no dia 14 de dezembro de 1965, no antigo Hotel Alfred, que mais de 20 lojistas se reuniram para assinar a ata de fundação da primeira entidade da classe dos comerciantes caxienses, na época denominada “O Clube de Dirigentes Lojistas”. Logo antes da reunião, a adesão já havia sido geral. Em meio ao debate fervoroso daquele dia, perceberam que a união levaria o grupo a um objetivo muito maior: o desenvolvimento de toda a comunidade de Caxias do Sul.

Auto-Palácio Ltda
Moinho Central Caxiense | J.Andreazza & Gonçalves
Moinho Central Caxiense
J.Andreazza & Gonçalves
Casas Prataviera

Com o propósito inicial de montar um Serviço de Proteção ao Crédito, a ideia tomou forma e abrangeu a vontade de estimular o setor econômico da cidade e capacitar os profissionais da área empresarial. Assim nascia uma parceria que resultou na quinta maior CDL do Brasil em número de associados. Desde então, 30 presidentes atuaram no crescimento responsável da entidade. Cada profissional que esteve à frente da CDL deu continuidade às conquistas e aos desafios enfrentados durante as sucessivas gestões, enriquecendo nossa história com áreas distintas de atuação.

Os primeiros
presidentes
da CDL

Os primeiros
presidentes da CDL

GUERINO I. CALCAGNOTTO
(1965 - 1966)

ENIO LUIZ ARIOLI
(1966 - 1967)

RAUL P. FEDRIZZI
(1967 - 1968)

ADELINO RAIMUNDO COLOMBO
(1968 - 1969)

NILO VICENTE FACHIN
(1969 - 1970)

CONFIRA TODOS OS EX-PRESIDENTES QUE
JÁ PARTICIPARAM DA HISTÓRIA DA CDL

CLIQUE AQUI

No coração
da cidade

Em 1965, o coração de Caxias do Sul encontrou um ritmo diferente, impulsionado pela presença da CDL. Não é à toa que a entidade está localizada exatamente no centro do município. A intenção é que todos os cidadãos tenham acesso e se sintam à vontade para consultar o espaço. Você pode nos visitar no endereço: Palácio do Comércio - Rua Sinimbu, 1415 - Centro, Caxias do Sul.

1980

Sede própria

A CDL adquire
sua sede própria

A CDL atuava, até então, em uma casa antiga, localizada na Rua Pinheiro Machado esquina com a Dr. Montaury, em frente ao antigo Cine Ópera. Em 1980, na gestão do ex-presidente Edson Mantovani, a CDL adquire, junto com o Sindilojas, sua sede própria. O prédio escolhido foi o Palácio do Comércio, localizado em região nobre, no coração de Caxias do Sul.

FUNDADORES