PORTAL DO ASSOCIADO ASSOCIE-SE
Home >
Sobre

CDL Jovem

A CDL Jovem Caxias do Sul é um Departamento da CDL Caxias do Sul, fundado em 1999, com o objetivo de integrar e capacitar jovens empresários, com idade entre 18 e 34 anos, formando novas lideranças lojistas, garantindo assim, a perpetuação do negócio, seja ele de caráter familiar ou não.

Além disso, a CDL Jovem tem como característica a preparação dos seus integrantes para contribuir de forma efetiva com a diretoria da entidade, fortalecendo assim a CDL e todo o movimento lojista e associativista.

Estes jovens empresários participam de debates, seminários, workshops, ações sociais, palestras, cursos e treinamentos, além de poderem trocar informações e experiências comerciais nos mais diferentes ramos de atuação. Juntos, fomentam um ecossistema de colaboração, empreendedorismo, inovação e tecnologia.

As reuniões do departamento ocorrem semanalmente na CDL Caxias.

Missão
“Desenvolver e integrar jovens líderes, fortalecendo e qualificando a CDL e o comércio de produtos, serviços e indústria, com criatividade e dinamismo, valorizando o ser humano”.

Gestão CDL Jovem


DIRETORA
Caroline Dalcin

PROJETOS CDL JOVEM

OPEN MIND

Inovação, empreendedorismo e tecnologia em um evento que proporciona uma verdadeira imersão ao participantes. Idealizado pela CDL Jovem, o Open Mind traz nomes de peso para falar a respeito das mudanças no mercado, tendências e inovação, além de proporcionar uma grande rede de relacionamento e conexões entre os participantes. O evento já completa 5 edições de sucesso absoluto, com mais de 700 participantes por edição e temas cada vez mais relevantes para empreendedores, estudantes e profissionais de diversas áreas que desejam conectar-se e reinventar-se.

CAMPANHA DIA LIVRE DE IMPOSTOS

Apoiar e fortalecer a classe empreendedora sempre esteve no DNA da CDL, e este projeto, materializado pela CDL Jovem, tem como missão alertar e conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga em nosso país. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBTP), o Brasil é o 14º país que mais arrecada impostos no mundo. Além disso, o brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar os tributos anuais. A ideia, que já é um modelo nacional desde 2019, consiste em, durante o período da campanha, os lojistas oferecem descontos proporcionais a carga tributária do produto, conforme percentual extraído da tabela do Instituto IBTP. Desta forma, a população pode adquirir produtos isentos de impostos e perceber este elevado nível de tributação incidente sobre tudo o que consumimos.

MELHORA CAXIAS

Percebendo que Caxias do Sul tem uma população altamente inovadora, criativa e disposta a arregaçar as mangas para criar soluções, a CDL Jovem Caxias, apoiada pela CDL Caxias deu vida a este importante projeto, que visa reunir pessoas e criar ideias para resolver as principais demandas da cidade, dando voz ativa à própria comunidade. O Melhora Caxias tem como objetivo transformar essas ideias em ações reais, por meio da criação de propostas voltadas para o empreendedorismo social, trânsito e sustentabilidade. Os eventos acontecem em formato de Hackatown, aonde é criado um espaço para prática criativa, estimulando a co-criação de soluções para a comunidade utilizando ferramentas de facilitação de grupo.