Destaques CDL
Fique por dentro da CDL Caxias

– Enviado em 14/08/2015

Excelência nos negócios é a obstinação para fortalecer o varejo gaúcho

Desde os cuidados mais simples na loja até tomadas de decisão na gestão dos negócios, a excelência deve estar presente e esse foi o espírito na abertura da Convenção Estadual Lojista promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS. O evento tornou-se referência para o comércio gaúcho e do sul do país e deve reunir mais de 1.500 pessoas nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

Durante a quinta-feira (13/08) o tema central foi o Serviço de Proteção ao Crédito, com o Seminário Estadual de SPC. À noite, autoridades e líderes do segmento partilharam vivências e expectativas para o varejo. O coordenador da Convenção Estadual Lojista, Marcos Carbone, destacou a necessidade de o comércio estar preparado cada dia mais, para enfrentar o cenário econômico e político atual.

- Muitos acreditam que estamos fadados a sofrer com a crise, mas não devemos ficar de braços cruzados diante das oportunidades que o momento oferece. Acreditamos que as empresas que investem em qualificação no desenvolvimento, como investimentos no Q Comércio, por exemplo, vão passar pela crise mais facilmente. Não esqueçam que depois da tempestade, vem a bonança - afirmou Carbone.

A qualificação e o fortalecimento do varejo passam sempre pela dedicação especial ao micro e pequeno empresário. O diretor superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, ressaltou medidas que estão sendo feitas para dar fôlego e condições aos empresários desse porte.

- Todos nós reconhecemos que o varejo tem assumido cada vez mais um papel importante no desenvolvimento das cidades e dos países. No mundo todo, já é consenso que o comercio fortalece e é essencial para as economias. Que amanhã, após a Convenção Lojista, nós estejamos melhores e mais preparados para construir um estado melhor - comentou Fialho.

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, saudou a realização de mais uma Convenção Estadual Lojista que virou uma tradição e importante momento de encontro de líderes de CDLs, gestores e lojistas. O empreendedor falou sobre o momento da economia brasileira e pediu para o varejo gaúcho não esmorecer.

- Alguns dizem que estamos na maior crise que o Brasil já viu. Estes são esquecidos ou não viveram uma inflação de 80%, com os depósitos acumulando mercadoria e as pessoas cada dia mais pobres. Nós temos duas opções: ou nos aliarmos aos difusores do caos; ou podemos reagir. Que bom que vamos reagir. Só podemos fazer isto com planejamento e com organização - discursou Koch.

Presente na solenidade, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, destacou a importância da união dos setores para tentar evitar aumentos de impostos que estão sendo conversados pelo Governo do Estado do RS.

- Aproveito este evento tão importante para ressaltar a importância do comércio para a economia do Rio Grande do Sul. Não podemos aceitar mais aumento de impostos. O comércio, assim como outros segmentos, não quer e não aceita isto. É muito fácil o Governo aumentar imposto, mas não podemos aceitar esse aumento. Deixamos nosso apoio à FCDL-RS, pois é um movimento que vive na ponta do varejo e sabe das dificuldades do segmento - disse Longo.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina - FCDL-SC foi citada como referência pelo trabalho desenvolvido com o SPC. O prresidente da entidade, Ivan Tauffer, destacou a importância do encontro como forma de manter unido o movimento lojista.

- É preciso sempre lembrar que grande parte da população de Santa Catarina é descendente de famílias gaúchas. Foram muitas gerações de trabalhadores e empreendedores que levantaram suas culturas e seus hábitos para o estado catarinense. Nossos estados são irmãos nas causas e nos ideias. Em comum, queremos uma nação que valorize o trabalho e a dignidade. Historicamente as duas entidades tem trabalhado juntas em busca de um movimento lojista mais forte - declarou Tauffer.

A cidade de Caxias do Sul recebeu a Convenção Estadual Lojista com imensa satisfação. O município havia sediado o encontro pela última vez em 2006. 

- Queremos dar boas vindas a todos que estão em nossa cidade para este grandioso evento. É uma oportunidade ímpar para avaliar o cenário econômico. Nossa palavra não é de receio, mas de esperança no trabalho para reverter o momento de instabilidade - afirmou o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho.

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelo movimento lojista no Rio Grande do Sul e destacou a importância do encontro para que os lojistas aprendam mais a cada dia. Segundo ele, o conhecimento faz com que as pessoas sejam ainda melhores. 

Entre os presentes também estava o deputado estadual Tiago Simon, representante da Assembleia Legislativa do RS. O ano de 2015 marca também a comemoração dos 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul. 

- Desde sua fundação a CDL desempenhou papel fundamental na organização dos propósitos da classe. Foi decisiva em momentos críticos na economia e esteve sempre junto criando soluções, apontando caminhos e iluminando decisões com a luz da razão, do consenso e da união - disse a presidente da CDL Caxias do Sul, Analice Carrer.

Durante a cerimônia, foram empossados os presidentes de CDLs eleitos nos últimos doze meses. Os presidentes das CDLs de Caxias do Sul e São Leopoldo, Analice Carrer e Olinto Menegon, respectivamente, receberam uma placa pelos 50 anos das entidades, comemorados em 2015.

A programação de sexta-feira (14/08) será toda dedicada a palestras para os lojistas. A abertura está prevista para as 8h30min. A primeira palestra é de Jerônimo Lima falando sobre Gestão pela Qualidade. Após, Eduardo Silva traz o case da Croasonho. Durante a tarde ocorre palestra da Perestroika com Jean Rosier. O cenário político e econômico será abordado pela jornalista Carolina Bahia. No encerramento, Carlos Hilsdorf, fala sobre atitudes empreendedoras no varejo.

« Voltar para novidades

Rua Sinimbu, 1415 - Palácio do Comércio
Centro - Caxias do Sul - RS

Ligue para 0800.7044.242
[email protected]

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h
Balcão de atendimento do SPC de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h

Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul
XNEO Soluções para e-commerce