PORTAL DO ASSOCIADO ASSOCIE-SE

NOTÍCIAS

CDL Caxias, em parceria com Sicredi Pioneira e RS Garanti lançam fundo garantidor e microcrédito exclusivo para empreendedores locais

Enviado em 31/05/2021

Com o objetivo de apoiar os empresários de Caxias do Sul afetados pela situação de calamidade causada pela pandemia de covid-19, a Sicredi Pioneira RS, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município e a RS Garanti lançam nesta segunda-feira (31) uma linha de crédito exclusiva, com a oportunidade de tomada de aporte de até R$ 40 mil, auxiliando na circulação da economia local e na manutenção das empresas e dos empregos. A taxa é de 0,98% ao mês, e o empréstimo pode ser quitado em até dois anos, com carência de três a seis meses. A CDL Caxias é a primeira entidade do Rio Grande do Sul a oferecer e subsidiar o projeto.

Conforme o gerente de Crédito do Sicredi, Marcus Pinheiro, a expectativa é conceder, inicialmente, R$ 3 milhões em crédito nesta ação, montante que pode ser incrementado conforme o interesse dos empreendedores. “Sabemos que um dos maiores desafios deste segmento é conseguir as garantias necessárias para acessar o crédito. Por isso, a parceria entre instituição financeira, entidade e garantidora foi fundamental”, salienta o gestor.

Entre os mais de 4,3 mil associados à CDL Caxias, 66,5% são de empresas de micro e pequeno porte e microempreendedores individuais (MEIs). No país, esse índice chega a 90% e representa mais da metade dos empregos formais.

“Os setores do comércio e dos serviços foram duramente impactados com a crise sanitária que estamos enfrentando desde o ano passado. Foi pensando em apoiar esses empresários que fechamos esta importante parceria. O novo benefício, somado a outros recursos e estratégias, que já são oferecidos pela nossa entidade, auxiliam e facilitam os negócios e a gestão dos empresários. Esse é o nosso propósito como entidade associativista: impulsionar e desenvolver as empresas de Caxias do Sul de forma ampla e sólida", afirma o presidente da CDL Caxias do Sul, Renato S. Corso.

Prejuízos econômicos poderão ser amenizados

Mesmo após mais de um ano do início da pandemia, os reflexos da crise econômica e os fechamentos dos empreendimentos não essenciais seguem afetando os setores do comércio e dos serviços. Os resultados mais recentes do Termômetro de Vendas da CDL Caxias, divulgados no dia 13 de maio, indicam que as vendas do comércio caxiense caíram 18,15% em março deste ano na comparação com fevereiro. Quando a base é em relação ao mesmo período de 2020, o resultado é ainda pior, com queda de 21,6%, justamente no mês em que completou um ano do início da pandemia, e com a fechamento do comércio não essencial durante 20 dias.

Além disso, em 2020, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 2,3 mil postos de trabalho formais foram extintos nos setores do comércio e dos serviços em Caxias do Sul. Os segmentos representam cerca de 50% de todas as vagas existentes no município.

O Microcrédito tem o objetivo principal de manter empregos e as atividades em meio aos desafios econômicos impostos pelo combate à covid-19, sendo assim uma via de apoio ao setor e de manutenção do fluxo de caixa das empresas. Dessa forma, a linha pode ser utilizada como capital de giro, pagamento de fornecedores, investimentos e reformas, ampliações e promoções e reposição de estoque, entre outras soluções necessárias ao pleno funcionamento do empreendimento.

Os interessados em obter o Microcrédito podem realizar a solicitação diretamente via CDL Caxias (CLIQUE PARA SABER MAIS), pelo telefone (54) 3209-9846 ou pelo e-mail jessica@cdlcaxias.com.br. As empresas passarão por análise do RS Garanti.

Confira as condições do Microcrédito

• Taxas exclusivas de 0,98% a.m.

• Prazo de carência: 6 meses

• Prazo de pagamento: 36 meses, sendo 6 de carência

• Disponível para volumes:

- MEI até R$ 20 mil (limite de garantia R$ 16 mil)
- ME até R$ 30 mil (limite de garantia R$ 24 mil)
- EPP até R$ 50 mil (limite de garantia R$ 40 mil)

• Garantia: via garantidora

• Condições mediante disponibilidade e aprovação