PORTAL DO ASSOCIADO ASSOCIE-SE
Home >
Notícias

NOTÍCIAS

CDL participa de reunião para articular providências para combater furto de hidrômetros em Caxias

Enviado em 16/02/2022

A CDL Caxias participou de uma reunião da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias, para articular providências com o objetivo de combater o furto de hidrômetros na cidade.

Os representantes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Ângelo Alberto Barcarolo, diretor-presidente em exercício, e Márcio Gasparetto, superintendente comercial, relataram as ações que a empresa vem realizando em relação as infrações. Segundo eles, desde 2015, os hidrômetros tradicionais estão sendo trocados por versões mais seguras. Essas contam com um lacre, que permite o manuseio apenas da equipe qualificada. Além disso, o órgão também reforça para a população as orientações sobre formas de dificultar a ação dos criminosos, como a localização da caixa no terreno, onde o hidrômetro se encontra e a colocação de grades de segurança.

Paulo Roberto Rosa da Silva, secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, comentou as razões dos furtos. Segundo ele, o que atrai os bandidos são os materiais presentes nos aparelhos, o ferro e o cobre, que, muitas vezes, são usados como moeda de troca para entorpecentes. “A secretaria já está tomando providências realizando reuniões com os órgãos competentes”, afirmou Paulo.

A Brigada Militar e a Guarda Municipal, respectivamente representadas pelo tenente Marcos Antônio do Amaral e o diretor Alex Kulman, relataram que, nos últimos tempos, vêm reforçando as patrulhas pela região central de Caxias, sendo essa a mais atingida. Contudo, como as ocorrências acontecem pela madrugada, muitas vezes, as equipes acionadas estão reduzidas e acabam ficando limitadas nas ações.

O delegado Vítor Carnaúba, da de Polícia Civil, afirmou que o ponto principal das investigações deve ser a intercepção dos receptores e o desmanche da organização criminosa. Estava presente também Rita Cássia Bertussi, assessora jurídica da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias, que agradeceu a atuação das autoridades, na segurança da cidade.

Bortoluz reforçou que o papel da comissão é ouvir as denúncias da população, passar para os responsáveis e proporcionar o espaço para discussão dos temas. Compondo a mesa, estavam os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, presidente da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, Adriano Bressan/PTB, Hiago Stock Morandi/Patriota e o assessor de bancada Tullio Damin, representando o vereador Maurício Marcon/PODEMOS.

Fonte: Câmara Municipal de Caxias do Sul
Foto: Laura Piola