PORTAL DO ASSOCIADO ASSOCIE-SE
Home >
Notícias

NOTÍCIAS

CDL sedia reunião com Poder Público de Caxias para tratar sobre comércio ambulante

Enviado em 04/02/2021

O comércio ambulante nas ruas de Caxias do Sul foi a pauta do encontro entre entidades representantes do comércio, empresários e poder público do município, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (03/02).

A CDL Caxias sediou o encontro, organizado pela Prefeitura, com o objetivo de elaborar um plano de ação junto à nova administração municipal, que busca solucionar a venda ilegal de artigos nos espaços públicos da cidade.

Desde 2020, a prefeitura já se reúne com as entidades na tentativa de buscar soluções para coibir o comércio ilegal. No ano passado, foi identificado que a maioria desses vendedores são imigrantes e, por este motivo, na época, foi criado também o Centro de Informação ao Imigrante (CIAI). O serviço, que passou a ampliar as políticas públicas de assistência social aos imigrantes, identifica suas demandas e oferece serviços exclusivos para esse público. O CIAI, foi uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial.

Agora, com o intuito de reforçar a ação, o projeto conta com a participação de quatro secretarias do poder público, que unidas devem incrementar ainda mais os trabalhos iniciados no ano passado. São elas: Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social e Secretaria Municipal do Urbanismo.

Com a liderança da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, por meio do secretário Elvio Gianni, as demandas e sugestões dos empresários locais foram discutidas e, a partir de agora, o secretário irá elaboração um novo plano para buscar alternativas para a resolução deste grave problema.

“Essa é uma luta constante das entidades representativas do comércio e da Prefeitura Municipal. Juntos, queremos buscar alternativas para proporcionar melhores condições e oportunidades para esses imigrantes que seguem nas ruas de Caxias do Sul praticando o comércio ambulante. Nós, também como empresários do município, e poder público, precisamos nos manter unidos por uma Caxias ainda mais próspera”, afirma o presidente da CDL, Renato S. Corso.

Presentes na reunião

Representantes da CDL Caxias do Sul: presidente Renato S. Corso, Valter Beretta, assessora jurídica e de relações institucionais, Rita Bertussi e a assistente jurídica, Driele F. de Lima; Representantes da CIC: presidente, Ivanir Gasparin e Gelson Dalberto; Representantes do Sindilojas: Márcia Costa e César Bisol; Representante do Sindigêneros: Vanderlei Fantinel; Além da presença de Elvio Gianni, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego; Paulo da Rosa, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social; Suely Rech, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social; Everson Silva, Rodrigo Lazzarotto e João Uez da Secretaria Municipal do Urbanismo; Katiane Boschetti da Silveira, presidente da Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul (FAS).

Foto: Driele F. de Lima