PORTAL DO ASSOCIADO ASSOCIE-SE
Home >
Notícias

NOTÍCIAS

Comércio caxiense registra leve queda em setembro, mas acumulado segue em ascensão

Enviado em 08/11/2022

As vendas no comércio caxiense apresentaram uma leve retração de 2,65% em setembro em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento é de 15,41%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o incremento é de 5,5%, o que demonstra uma recuperação sólida no segundo semestre, superando em dois pontos percentuais o resultado apontado no mesmo índice em agosto.

As informações são do Termômetro de Vendas da CDL Caxias e foram divulgadas na tarde desta terça-feira (8), em coletiva de imprensa da entidade e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).

O assessor de economia e estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, afirma que, apesar do aquecimento da economia e da deflação registrada nos principais indicadores, a ausência de datas comemorativas e o bom desempenho em agosto puxaram o resultado do mês para baixo.

“Analisando os resultados de médio e longo prazo, o desempenho do comércio apresenta números acumulados positivos e consistentes. Em setembro, o acumulado do ano chegou a 11,28% de crescimento na comparação com o mesmo período de 2021. A perspectiva segue otimista para o fechamento do ano, porque teremos ainda comemorações que, historicamente, puxam para cima os índices do comércio, como a Black Friday, a Copa do Mundo e o Natal, que é a celebração de maior movimento no varejo”, projeta.

E a data mais festejada pelo comércio também foi citada pelo gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri. Ele lembrou que a entidade está em plena campanha de Natal, que inclui a Promoção de Prêmios, o estímulo às decorações das lojas e ações sociais com a entrega de cestas natalinas. Neste ano, a Promoção de Prêmios irá sortear R$ 200,4 mil em presentes para os consumidores. Serão 20 bonificações, entre elas um Jeep Renegade 2022 0km e uma moto Honda CG 160 Start 2022 0km.

“No ano passado a campanha movimentou mais de R$ 13 milhões em compras no comércio da cidade, o que é um volume bastante expressivo. Para incentivar as vendas, a CDL disponibiliza todo o kit para que seus associados decorem seus pontos de venda e participem da Promoção de Prêmios. É fundamental criar esse clima natalino, chamar a atenção dos consumidores e também buscar ser criativo para se destacar e ter boas vendas”, completou o dirigente.

Ramos duro e mole em queda

Setembro foi de queda nos ramos duro e mole. No ramo duro, a variação entre setembro e agosto de 2022 registrou queda de 3,19%. O desempenho positivo foi registrado em Eletrodomésticos, Móveis e Bazar, com 6,35%; e Óticas, Joalherias e Relojoarias, com 2,44%. Os segmentos que tiveram resultados negativos foram Informática e Telefonia, com -33,13%; Materiais Elétricos, com -7,26%; Automóveis, Caminhões e Autopeças novos, com -2,08%; Implementos Agrícolas, com -1,65%; e Material de Construção, com -1,25%.

No ramo mole, a variação entre setembro e agosto de 2022 foi de quase estabilidade (-0,50%). O desempenho ficou positivo para os Produtos Químicos, com 16,75%. Tiveram queda os setores de Livraria, Papelaria e Brinquedos, com -1,05%; Vestuário, Calçados e Tecidos, com -0,54%; e Farmácias, com -5,96%.

Foto: Alencar Turella