Comitiva da CDL Caxias participou do maior encontro do varejo nacional

Enviado em 16/05/2022

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP) realizaram, entre os dias 12 e 15 de maio, em Campos do Jordão, a 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista.

Uma comitiva da CDL Caxias do Sul prestigiou o maior encontro do varejo, participando dos quatro dias de evento, que teve como tema central dos painéis o “Propósito – A mudança cultural do varejo”:

- Propósito no varejo: você precisa achar o seu, com Fátima Marlin e Samuel Normando.
Os painelistas reforçaram que o propósito das marcas tem relação com o porquê elas desenvolvem o que fazem e a razão de elas existirem, além de possuírem um olhar constante em sua essência e como impactam o mundo do lado de fora.

- O cenário econômico no Brasil e no mundo, com Ricardo Amorim
O economista mais influente do Brasil ressaltou que não se deve esperar as coisas se complicarem para mudar. "Entenda para onde as inovações estão indo e mude para que elas fiquem boas para você", afirmou Amorim.

- O impacto da liderança e da tecnologia no varejo, com Lisiane Lemos e Kenneth Corrêa
Os palestrantes reforçaram que a liderança é mais importante do que a tecnologia, sendo necessário criar um ambiente de inovação em suas empresas. Também alertaram que o cliente é o maior aliado dos empresários, por isso criar laços com pessoas que tenham o que agregar é fundamental.

- Propósito e o Novo Código da Cultura, com José Salibi e Sandro Magaldi
O co-fundador do meuSucesso.com, Sandro Magaldi afirmou que "o ambiente de alta concorrência gera clientes muito poderosos. Num sistema onde eu tenha clientes muito poderosos, muitas opções e informações, a saída é inovar e se diferenciar".
No mesmo debate, Salibi também enfatizou que "as mudanças sempre estiveram presentes, a diferença é que agora elas são mais rápidas e mais profundas. Além disso, a tecnologia cresceu rapidamente, mas a nossa maneira de pensar a gestão ficou parada no tempo".

Além dos grandes nomes da área de gestão, varejo e economia, a solenidade de abertura da Convenção Nacional do Comércio também contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.