Entidades empresariais caxiense cobram agilidade na disponibilização de centro de compras para ambulantes

Enviado em 06/06/2023

Mais de um ano após o anúncio da construção de um centro de compras para resolver o imbróglio da presença maciça de ambulantes na área central de Caxias do Sul, as entidades empresariais estão cobrando respostas do poder público. Na última sexta-feira (2), os representantes da CDL Caxias, do Sindilojas, do Sindigêneros e da CIC se reuniram com os secretários municipais Flávio Cassina (Governo), Matheus Rocha (Parcerias Estratégicas), Giovani Fontana (Urbanismo) e Rodrigo Lazzarotto (diretor da Secretaria do Urbanismo).

A pauta do encontro foi um pedido de informações mais objetivas e detalhadas sobre o andamento do projeto que visa realocar os ambulantes, especialmente da zona central, para um local específico a ser designado pela prefeitura.

A assessora de Relações Institucionais da CDL Caxias, Rita Bertussi, citou a queda de 17% na arrecadação de ICMS nos primeiros quatro meses pela prefeitura como um indicativo de que a atuação dos ambulantes está causando prejuízos ao comércio local. Segundo ela, os lojistas estão exigindo das entidades para que façam a interlocução com o poder público e que adotem medidas mais efetivas no combate ao comércio irregular.
“Lojas estão fechando ou mesmo indo para outros municípios muito em função deste problema que se arrasta há anos. Não podemos voltar sem respostas, sem uma previsão de cronograma de ações e, principalmente, sem um prazo para que isso se resolva”, cobrou.

O secretário de Governo, Flávio Cassina, afirmou que em duas semanas a prefeitura deverá anunciar avanços quanto à modalidade de negócio que será viável para tirar do papel o centro de compras. Já o diretor de Fiscalização da Secretaria do Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, admitiu que a solução das tendas se mostrou um fracasso. Segundo ele, é preciso cautela para que os próximos passos tenham a maior aderência possível e que o problema seja resolvido da melhor forma.

No encontro foi discutida a necessidade de aumento na fiscalização para coibir a venda de produtos piratas, a obstrução de calçadas e outros problemas causados pelo comércio irregular. Também foi solicitado que a prefeitura faça uma programação para o acompanhamento do tema após a mudança dos ambulantes para o centro de compras.

Pela CDL Caxias estiveram na reunião Mauro Andreazza (presidente Conselho Deliberativo), Renato S. Corso (presidente Conselho Superior), Valter Beretta (integrante do Conselho Deliberativo e Conselho Superior), Ivandro Polidoro (assessor jurídico) e os associados Vera Martinatto, Gilmar Dal Pizzol, Pedro Sehbe, Cláudia Sassi, Hamiot Rasim Yasin, Euclides Antônio Smiderle Junior, além da assessora de Relações Institucionais Rita Bertussi.

Também participaram do encontro os presidentes do Sindilojas, Rossano Boff, e do Sindigêneros, Volnei Basso, e a vice-presidente de Comércio da CIC, Idalice Manchini.