Entidades representativas encaminham sugestões para adequação das feiras de Caxias do Sul

Enviado em 01/04/2021

A CDL Caxias do Sul encaminhou, em parceria com demais entidades representativas de Caxias, sugestões à prefeitura municipal para adequação das feiras que acontecem em diversos pontos da cidade, gerando aglomerações constantes.

A correspondência, encaminhada na tarde desta quinta-feira (01/04), apresenta uma série de regras que os feirantes também poderiam seguir, assim como os empresários de Caxias que devem, obrigatoriamente, cumprir inúmeras exigências em seus estabelecimentos para manter o atendimento ao público.

Leia a carta na íntegra abaixo.

Assunto: Providências FEIRAS

A CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL (CIC), juntamente com a CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CAXIAS DO SUL (CDL), o SINDICATO EMPRESARIAL DE GASTRONOMIA E HOTELARIA REGIÃO UVA E VINHO (SEGH) e o SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CAXIAS DO SUL (SINDILOJAS) vêm apresentar manifesto, diante da repercussão dos associados, tendo em vista constantes aglomerações evidenciadas na realização das feiras ocorridas no Município de Caxias do Sul sob a direção da Prefeitura Municipal.

Os associados argumentam que precisam cumprir rigorosas regras de distanciamento, tendo que destinar funcionários para o controle de entrada de clientes para manter o exigido de 1 pessoa para cada 8m², que em algumas atividades sequer podem abrir nos finais de semana e após às 18 horas e são surpreendidos com diversas situações de aglomerações constante nas feiras realizadas no município.

Os setores de comércio e serviços são uns dos mais prejudicados com as medidas restritivas impostas e ainda vigentes. Muitos associados já encerraram suas atividades com mais de 3 décadas de existência na cidade. Toda a comunidade precisa se comprometer em tomar as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus e a Prefeitura, sendo a responsável pela feira, deve ser exemplo e modelo nas medidas e providências necessárias para a prevenção e o enfrentamento à pandemia de COVID-19. Nesse sentido, para contribuir seguem algumas sugestões para realização das feiras;

1. Ampliar o espaço da feira, promovendo distanciamento e evitando aglomerações, permitindo 1 pessoa com máscara para cada 8m² de área útil de circulação;

2. Monitorar a entrada de pessoas, com fechamento dos acessos secundários, com aferição de temperatura dos consumidores e expositores;

3. Expor fitas indicativas que sinalizem filas para compra, distanciamento entre bancas e clientes;

4. Dispor de álcool em gel nas bancas;

5. Exigir o uso da máscara e a manutenção do distanciamento, etc.;

6. Elaborar campanha para que a ida a Feira seja consciente;

7. Dispor cartazes orientativos nas bancas;

8. estringir um integrante por família às compras e limitar horário para grupos de risco;

Com o foco em prevenir e enfrentar a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), em uma tentativa de equilibrar a observância da saúde da população e a responsabilidade de todos, reforçamos o apelo para emprenho da Prefeitura Municipal em proporcionar e levar adiante o pedido de retomada das atividades com urgência.

Sendo o que tínhamos para o momento, mantemos os nossos votos de apoio a municipalidade para juntos trabalharmos neste momento complexo que atinge a sociedade.

CÂMARA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL – CIC

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE CAXIAS DO SUL – CDL