PORTAL DO ASSOCIADO ASSOCIE-SE
Home >
Notícias

NOTÍCIAS

Governo do RS autoriza a abertura do comércio aos finais de semana e amplia horário para restaurantes, mas bandeira preta segue no Estado

Enviado em 09/04/2021

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul confirmou nesta sexta-feira (9) a continuidade de bandeira preta em território gaúcho, mas anunciou a flexibilização do comércio e dos serviços não essenciais. A adoção de medidas menos restritivas atende aos pedidos das entidades empresariais, como a CDL Caxias do Sul, e de líderes municipais, como o prefeito Adiló Didomenico, que, sensível com às demandas setoriais, também acredita que a saúde e a economia devem andar juntas.

A CDL Caxias do Sul recebeu o anúncio com otimismo:

“A entidade vinha lutando por essa reabertura do comércio e dos serviços não essenciais também aos finais de semana. Para nós, é muito importante que haja uma flexibilização nos horários de atendimento por conta do agravamento cada vez mais drástico na economia como um todo. Os setores de comércio e de serviços representam 50% das vagas formais do município. O que temos buscado, desde o início da pandemia, é o equilíbrio entre as medidas restritivas e a própria sobrevivência das milhares de famílias que dependem destes empreendimentos para colocar comida na mesa. Sabemos que o comércio e os serviços não são os responsáveis diretos pela proliferação do vírus e, por isso, comemoramos o anúncio da extensão dos horários de atendimento”, avalia o presidente da CDL Caxias, Renato S. Corso, reforçando aos empreendimentos e à população em geral a importância de seguir os protocolos, como o uso obrigatório e correto da máscara, a intensificação da higienização e da ventilação, além das medidas de distanciamento social.

Com o pronunciamento do Governador Eduardo Leite, a partir deste sábado (10), o varejo poderá reabrir para atendimento presencial ao público aos finais de semana, entre 5h e 20h, com restrições de distanciamento e seguindo os protocolos de combate à Covid-19. Após as 20h, é permitido somente delivery. Assim, o comércio essencial e não essencial, tanto de rua como em shopping e centros comerciais, poderá abrir com lotação de uma pessoa com máscara para cada 8m² de área útil, respeitando o limite de circulação do PPCI. Esta regra não é aplicada para estabelecimentos que tenham até três funcionários. Também é obrigatório horário preferencial para quem pertence ao grupo de risco e exigência de cartaz com número máximo de pessoas.

Outro pleito solicitado pelas entidades representativas e atendido pelo governo estadual foi a ampliação do horário de atendimento dos restaurantes e lanchonetes e a autorização para funcionamento ao público também aos finais de semana. Com isso, durante os dias de semana, os estabelecimentos podem receber clientes presencialmente das 5h às 22h (com saída do público até as 23h). Após, das 22h às 5h, somente será permitido delivery. Já aos sábados e domingos, os restaurantes e lanchonetes podem atender ao público das 5h às 15h (com saída dos clientes até as 16h). Após as 15h, está autorizado apenas pegue e leve e delivery, e das 20h até as 5h somente delivery. A lotação máxima segue de 25%, com distanciamento de dois metros entre as mesas e máximo de cinco pessoas. Segue proibido música.

Ainda durante o anúncio, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul retirou a restrição de horários dos supermercados e similares, que agora podem atender além das 20h. O pronunciamento também flexibilizou o atendimento nas academias, que poderão passar a funcionar até as 22h, incluindo nos finais de semana.

Confira as atualizações completas divulgadas pelo Governo do Estado aqui.

REFORÇO NOS PROTOCOLOS GERAIS EM TODAS AS BANDEIRAS
Fonte: Governo do Estado do RS

• Uso de máscara – uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz sempre, e ajustada. Recomenda-se o uso de máscara dupla (máscara cirúrgica + máscara de pano, que garantem proteção de 95%).
• Distanciamento social – distanciamento físico e não aglomeração, inclusive no ambiente de trabalho.
• Ventilação: manutenção de janelas e portas abertas e/ou sistema de renovação de ar.
• Higienização: limpeza constante das mãos com água e sabão ou álcool 70.