PORTAL DO ASSOCIADO ASSOCIE-SE
Home >
Notícias

NOTÍCIAS

HUB de Eventos da CDL Caxias realiza live com responsáveis pela fiscalização no município

Enviado em 15/02/2021

Nesta quinta-feira (18), às 20h, o coordenador do HUB de Eventos da CDL Caxias do Sul, Sidnei Staudt, mediará uma live com o gerente de Fiscalização da Prefeitura de Caxias do Sul, Rodrigo Lazzarotto, e com o diretor técnico da Vigilância Sanitária do município, Rodrigo Zardo. Entre os objetivos do bate-papo, que será transmitido pelo Facebook e Instagram do HUB, está o de tirar as dúvidas dos empreendedores do ramo sobre o que pode e o que não pode ser feito com base nos decretos municipal e estadual. Os responsáveis pela fiscalização também darão um panorama de como são realizadas as ações nos eventos e darão mais detalhes sobre os protocolos que devem ser seguidos.

Além da realização da live, Staudt informa que o HUB de Eventos irá encaminhar nos próximos dias um documento com sugestões de atualização e flexibilização do decreto que faz o regramento das atividades sociais e corporativas.

“Precisamos sair da vala comum dos eventos em bares, casas noturnas e outros que acabam não respeitando as regras dos decretos municipal e estadual”, diz. Ele acrescenta que o documento buscará obter apoio da Prefeitura para que leve as demandas ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Entre as alterações propostas está a fixação de um percentual de pessoas, de acordo com a capacidade do local, a permissão de mesas de antepasto e de doces e a ampliação do tempo de duração dos eventos. O documento também solicita a liberação de um número maior de pessoas em cada mesa e sugere testagem de convidados para eventos com mais de 100 pessoas.

“Hoje, o decreto fala num limite máximo de 70 pessoas. Nossa sugestão é de que se estabeleça um percentual de 50% da capacidade do local. Outro ponto é quanto à adequação dos eventos ao que já é permitido em restaurantes, com a possibilidade de mesas de antepasto e doces, assim como já ocorre em buffets. Também solicitamos a ampliação quanto ao tempo de duração, porque em muitos casos o local de uma cerimônia é diferente do espaço em que é realizado o almoço ou jantar, o que acaba inviabilizando a contratação de muitos fornecedores”, explica o cerimonialista.

Staudt defende que a aceitação destas medidas pelo governo pode viabilizar o retorno às atividades de profissionais que estão há quase um ano parados ou atuando com uma demanda abaixo do mínimo para a manutenção na atividade.

“Muitas casas de eventos acabaram fechando, tivemos profissionais que acabaram mudando de ramo e uma grande quantidade que ainda não conseguiu recolocação no mercado. Sabemos que a pandemia não acabou, mas, ao contrário dos que não respeitam as regras dos decretos e dos que promovem festas clandestinas, o que buscamos é mostrar que é possível a realização de eventos sociais e corporativos, com todos os cuidados, com um controle maior de todos os convidados e com uma viabilidade econômica maior”, acredita.

SERVIÇO
Live sobre a realização de eventos em tempos de pandemia
Quando: quinta-feira (18), às 20h
Participantes: Rodrigo Lazzarotto, gerente de Fiscalização da Prefeitura de Caxias do Sul, e Rodrigo Zardo, diretor técnico da Vigilância Sanitária de Caxias do Sul
Mediação: Sidnei Staudt, cerimonialista e gestor do HUB de Eventos da CDL Caxias do Sul
Transmissão: Facebook e Instagram do HUB de Eventos da CDL Caxias do Sul (@hubdeeventoscdlcaxias)