Melhorias fiscais e incentivo a novos investimentos foi tema de visita institucional na CDL Caxias

Enviado em 08/08/2023

Presidência e Diretores da CDL Caxias receberam, nesta segunda-feira, dia 07 de agosto, a visita do Secretário da Receita Municipal, Roneide Valdecir Dornelles e o Diretor-geral da Secretaria da Receita, Micael Meurer. Os anfitriões, Presidente Eduardo Colombo, Primeiro Vice-presidente Rui Alberto Cassina, Segundo Vice-presidente Gelso Furlin fizeram as vezes junto dos Gerentes, Administrativo e Financeiro Carlos Alberto Cervieri e, Comercial e Marketing Joel Ribeiro, além da Assessora Jurídica e de Relações Institucionais e Governamentais da CDL Caxias Rita Piva Bertussi.

A visita institucional teve como principal objetivo debater sobre as ações que a Secretaria está implementando na cidade de Caxias do Sul. Entre elas, a redução do prazo para emissão das guias do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A solicitação foi encaminhada pela CDL Caxias nos primeiros dias do atual governo municipal.

Durante o encontro, o Secretário Dornelles informou que a Secretaria possui mais de 970 indicadores e que conseguiu alterar o sistema para que os servidores atuassem por desempenho. A meta é de que Caxias do Sul volte a ser a 35ª maior economia do país e melhore seu índice no Estado.

Na oportunidade, destacou ainda, que estão atentos ao movimento migratório de empresas, comentou sobre a lei de incetivo para empresas da área de tecnologia em que se diminuiu o ISSQN de 4% para 2% e que, dessa forma, aumentou em 36% a arrecadação das empresas das áreas que migraram suas operações para o município.

Outro tema abordado no encontro foi o software adquirido pela prefeitura, que auxiliará no combate à sonegação fiscal, principalmente dos valores recebidos via cartão de crédito e pix. Além de outras medidas para que Caxias possa de fato adquirir os valores necessários para investir na infraestrutura e manutenção dos serviços necessários para atrair novos investimentos.

O Presidente da CDL Caxias, Eduardo Colombo, destacou a importância de novos investimentos para fortalecer o comércio do município, lembrando da tradicional campanha de Natal promovida pela CDL, que tem como desafio instruir o associado sobre as questões tributárias.