Perfil Socioeconômico de Caxias deve auxiliar na elaboração de projetos desenvolvidos até 2040

Enviado em 17/02/2022

No mês de janeiro a Associação Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias), com o apoio de suas entidades mantenedouras, como a CDL Caxias, apresentou o Perfil Socioeconômico da cidade para toda a popuação.

O estudo conciste em uma revista panorâmica de 116 páginas que traz contextos sobre o perfil da população, PIB, índices de emprego e número atualizado de estabelecimentos divididos por segmentos econômicos. O levantamento também traça um mapa sobre iniciativas ligadas ao desenvolvimento de Caxias e região.

A revista foi desenvolvida com o objetivo de munir investidores do município com informações sobre os meios de transporte, consumo de energia, meio ambiente, incluindo dados sobre Educação, Finanças, Esporte, Cultura, Governança, Habitação, Água e Resíduos.

O diretor executivo do MobiCaxias, Rogério Da Silva Rodrigues, explica que o perfil socioeconômico terá edições anuais, mas que também estará disponível eletronicamente com atualizações on-line, com os principais indicadores alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O estudo será usado para desenhar nosso masterplan para 2040, com o viés de desenvolvimento econômico e social sustentável. Compilando dados confiáveis, o que chamamos de big data, deverá subsidiar decisões de investidores, fomentar o empreendedorismo, atrair visitantes, embaixadas e todos os cidadãos que queiram conhecer Caxias do Sul de uma forma mais aprofundada”, resume.

O diretor afirma que, em conjunto com o vídeo institucional de Caxias do Sul “Conecte-se a Grandes Oportunidades” (assista ao vídeo abaixo) e o estudo “Agenda 2020 e MobiCaxias 2040”, será possível fazer um painel de acompanhamento e monitoramento dos indicadores e planos de ação da mobilização em prol da cidade, com olhos voltados para o futuro.

“Cidades em transformação precisam conhecer a si mesmas em busca de se tornarem inteligentes e, para isso, precisamos de dados fidedignos. O Perfil Socioeconômico é uma ferramenta viva que tem atualizações de informações e dados que pode auxiliar os setores da economia caxiense na tomada de decisão, com uma base de dados segura e fontes confiáveis em relação ao nosso comércio, serviços e indústria de forma constante”, detalha.

Rodrigues afirma que os principais eixos que serão trabalhados nas próximas duas décadas envolvem itens como o desenvolvimento do turismo, infraestrutura, atração e retenção de investimento, planejamento urbano e educação. Ele completa destacando que, por ser um polo regional, o estudo referente a Caxias do Sul acabará fornecendo dados e informações para projetos que beneficiam toda a Serra Gaúcha.

“Acreditamos que com este estudo conseguiremos dar sequência e desenvolver novas ações e projetos de mobilização envolvendo toda a região, como é o caso do Aeroporto Regional da Serra, o Porto Meridional, o Trem Regional da Serra e a campanha Complexo hospitalar HG, Todos Pelo Geral Para Todos”, exemplifica.

Papel das entidades e do poder público

O presidente do Conselho Diretor MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, realça que o todo o trabalho que envolve o Perfil Socioeconômico tem sido construído em sintonia com as ações dos poderes Executivo e Legislativo, com a Universidade de Caxias do Sul e com a sociedade civil organizada. Ele acrescenta que o papel das entidades, como a CDL Caxias, uma das mantenedoras do projeto, dá respaldo para que o MobiCaxias cumpra com seus objetivos de auxiliar no desenvolvimento do município.

“Temos todos a mesma visão de futuro e estamos unidos pelos mesmos objetivos que são a inclusão das pessoas e a discussão das soluções de forma coletiva. Defendemos o interesse de toda a cidade, não apenas de alguns segmentos da sociedade. Desta forma, a união de todas as entidades e associações é fundamental para o desenvolvimento do nosso município”, completa.

Números de destaque do Perfil Socioeconômico

• A população estimada para a cidade de Caxias do Sul atualmente é de 523.716 pessoas;
• No ranking Índice de Cidades Empreendedoras, Caxias do Sul está na segunda colocação dentre as 100 cidades mais populosas do Brasil;
• Caxias do Sul ocupa a 40ª posição no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE), dentre os 497 municípios gaúchos. O escore do município equivale a 0,823, considerado alto nível de desenvolvimento socioeconômico;
• Em 2018, o PIB de Caxias do Sul foi de R$ 24,7 bilhões, enquanto no Estado era de R$ 457,3 bilhões, representando uma participação de 5,40% do PIB gaúcho. No Brasil, dentre todos os municípios, Caxias ocupou a 37ª posição;
• Em termos de número de estabelecimentos, em novembro de 2021, Caxias do Sul tinha 66.943 estabelecimentos, aproximadamente uma empresa para cada 7,8 habitantes. Em termos comparativos, no Rio Grande do Sul há uma empresa para cada 8,8 habitantes e no Brasil 10,6. Considerando a representatividade de Caxias do Sul no Estado, a cidade abriga 5,16% dos estabelecimentos do Rio Grande do Sul. A distribuição de número de estabelecimentos indica que 47% são empresas de serviços, 27% de comércio e 18% são indústrias;
• Segundo o novo Caged, Caxias do Sul possui 156.093 empregados formais, distribuídos principalmente nos setores da indústria, serviços e comércio;
• A quantidade de empregos formais versus a população resulta em uma proporção de 28,6% da população ocupada em empregos formais em Caxias do Sul, enquanto os dados para o Estado indicam 22,1% e para o Brasil 18,6%.