Prefeito de Caxias do Sul presta contas para a CDL Caxias

Enviado em 04/08/2023

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, o secretário municipal de Governo, Flávio Cassina, e a chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos, foram recebidos nesta semana na Assembleia Geral na CDL Caxias. Os representantes do executivo foram convidados pela entidade para apresentar as ações que estão sendo realizadas para atender demandas antigas dos setores do comércio, dos serviços e da indústria.

Entre as principais cobranças da entidade estavam as medidas para combater o comércio informal de ambulantes e para melhorar a segurança pública na área central da cidade.

Questionado pela diretoria da CDL Caxias quanto o andamento do projeto que visa realocar os ambulantes, especialmente da zona central, para um local específico a ser designado pela prefeitura, Adiló Didomenico adiantou que, em breve, um novo centro popular de compras deve ser anunciado.

“Estamos prestes a definir um local onde vamos colocar os ambulantes. Vocês podem ter certeza que essa é uma bandeira minha. Não tenham dúvidas que se tem alguém que quer ajudar a resolver isso somos nós”, garantiu o prefeito.

O chefe do executivo municipal ainda informou que a prefeitura está trabalhando também para inibir a venda de produtos sem nota fiscal. Entre as medidas adotadas está a aplicação de um software para o cruzamento de dados que rastreiam as movimentações ilícitas.

A falta de segurança na área central de Caxias do Sul foi outro tema amplamente questionado no encontro, reforçando os frequentes pedidos feitos pela entidade, como o do último dia 27, durante a reunião pública solicitada pela CDL Caxias à Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, na Câmara de Vereadores.

De acordo com o prefeito, foi assinado o contrato para a instalação de 275 câmeras de monitoramento e está em fase de estruturação o Centro Integrado de Segurança Pública, onde estarão reunidos, em 1,2 mil m², todas as forças de segurança.

“Vai ser a Central mais moderna do Rio Grande do Sul. Conseguimos construir um projeto de vídeo monitoramento a várias mãos. No local vai estar a Polícia Civil, Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícias Rodoviária Estadual e Federal e Polícia Federal. Isso é inédito! É muito difícil encontrar um município em que todas as forças vão trabalhar juntas”, disse.

Didomenico ainda garantiu melhorias na iluminação pública e na zeladoria das vias da cidade. Segundo dados apresentados pelo chefe do poder executivo municipal, 50 mil pontos com led já foram implementados em Caxias do Sul, proporcionando uma economia de 59% para os cofres públicos.