Prefeito e vice-prefeita de Caxias são recebidos na sede da CDL para discussão de demandas do empresariado local

Enviado em 15/09/2022

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e a vice-prefeita, Paula Ioris, foram recebidos na sede da CDL Caxias pelo presidente Renato S. Corso nesta quinta-feira (15) para participar de um café da manhã. Na pauta, estavam presentes assuntos que impactam diretamente a rotina dos empresários caxienses, como o cercamento eletrônico do município; o aumento do número de moradores de rua na cidade; o caso da proliferação de pombos, principalmente no centro de Caxias; a localização do ponto de safra; além de outros tópicos já muito debatidos pela CDL junto à prefeitura, por meio do setor de relações institucionais da entidade integrado pela assessora jurídica Rita Bertussi e pela assistente Driele de Lima.

A vice-prefeita Paula Ioris deu início ao encontro apresentando os principais indicadores do município e o Plano de Governo da prefeitura, expondo os projetos estruturais que estavam na pauta. Cada um dos temas foi detalhado pelo seu respectivo secretário ou representante. Confira a pauta discutida:

POMBAS - Secretaria Municipal de Meio Ambiente
A vice-prefeita Paula Ioris compartilhou as estratégias adotadas para coibir a proliferação das aves no centro da cidade, já que tem sido crescente a incidência de meningite e leptospirose em Caxias do Sul em virtude disso.

PROJETO CALÇADAS - Secretaria Municipal de Urbanismo
A vice-prefeita Paula Ioris também mostrou as ações planejadas para viabilizar maior acessibilidade das vias públicas do município, pois apenas o grupo etário de 60-80+ apresentou um crescimento de 5,16%. Com o plano de ação, o objetivo é proporcionar mais saúde, bem estar, qualidade de vida e caminhabilidade não somente para esse público como para toda a comunidade caxiense.

PLANO DE MOBILIDADE - Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade
O secretário Alfonso Willenbring Júnior, responsável pela pasta, afirmou que o plano está em fase de reuniões de leituras técnicas e comunitárias envolvendo a concessionária Unicca, Citylivinglab, InovaCaxias; Rek Parking, Cicloturismo, Transportes por fretamento, entre outros; além do levantamento de dados no GeoCaxias e arquivos internos do SMTTM; e pesquisas de satisfação dos usuários de transporte coletivo, lotação, embarque e desembarque do transporte coletivo.

RELÓGIOS E PLACAS - Escritório de Parcerias Estratégicas
O secretário Maurício Batista da Silva falou sobre a manutenção das placas e relógios do município que tem sido realizada com o intuito de comercializá-los para a divulgação de publicidades empresariais.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Escritório de Parcerias Estratégicas
O secretário Maurício Batista da Silva trouxe os principais dados sobre a iluminação pública da cidade: 100% LED - Implantado em toda a rede; 24 anos - Prazo de concessão; 15 meses - Período de modernização; Ramp-up - Remuneração reduzida durante o período de modernização; Parques, Praças e Monumentos - Iluminação cênica e destaque; COSIP - PL com redução; Telegestão - 30% das vias (principais); Crescimento - 100% da cidade.

CABEAMENTO DE POSTES - Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo
O secretário Alfonso Willenbring Júnior falou sobre o objetivo do plano, que é retirar fios em desuso, soltos e identificar material sem registro. A RGE autoriza o uso dos postes pelas empresas de telecomunicações mediante locação e mantém um cadastro das legalizadas. Há, no entanto, número elevado de fios sem nenhuma identificação, o que caracterizaria uso ilegal do espaço.

PONTO DE SAFRA - Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
O secretário Rudimar Menegotto apresentou o estudo realizado pela secretaria com o intuito de buscar uma nova localização para o ponto de safra no município. Após diagnóstico o secretário afirmou que não será possível acomodar a feira em qualquer outro local no entorno (Sinimbu, Marquês do Herval ou Dr Montaury), em virtude da falta de espaço ou da mobilidade no local. Os empresários e integrantes da entidade presentes questionaram a informação e solicitaram novo estudo a partir das ideias propostas no café.

MORADORES DE RUA - FAS - Fundação de Assistência Social
A vice-prefeita Paula Ioris apresentou os dados que mostram o aumento significativo no número de moradores de rua em Caxias do Sul e os empresários propuseram uma campanha de conscientização à população para buscar reais alternativas para resolver a preocupante situação.

MONITORAMENTO ELETRÔNICO - Secretaria Municipal de Segurança Pública e Publicação Social

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico mostrou a proposta do cercamento eletrônico idealizada pelo município: contrução de uma Central de Operações, Videomonitoramento, Fiscalização eletrônica de trânsito, 15 estações de trabalho, compra de 10 monitores, aquisição de 150 câmeras fixas, 51 câmeras Speed Dome, 40 faixas com sistema LPR, além de 34 faixas com sistema LPR+Radar.

Também estiveram presentes na reunião o Diretor Executivo do Mobi Caxias, Rogério Rodrigues, o Diretor Executivo da CIC Caxias, Gelson A. Dalberto, o Presidente do Sindigêneros, Volnei Basso, o Diretor do Sindilojas Caxias, Rubens Rafagnin, além do Presidente do Conselho Deliberativo da CDL, Mauro Andreazza, demais associados da CDL, o gerente Administrativo Financeiro, Carlos A. Cervieiri e do gerente Comercial e Marketing, Joel Ribeiro.