– Enviado em 14/06/2011

CDL lança Programa de Qualidade para o varejo

O lançamento oficial do Q-Comércio foi segunda-feira, dia 13 de junho

O projeto é ousado: pretende instrumentalizar lojistas em todo o Estado com o objetivo de elevar o Rio Grande do Sul como referência do varejo mundial até 2017. A idéia surgiu inicialmente em 2007 quando lideranças empresariais gaúchas criaram a "Agenda Estratégica da Classe Lojista". Dentro deste movimento de melhorias encabeçado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/RS) e as cerca de 180 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) gaúchas iniciou-se uma série de tratativas que resultaram na construção do primeiro programa de Qualidade focado no comércio. No ano passado, a CDL Caxias foi escolhida pela FCDL/RS para ser o palco do encontro entre lideranças da Serra Gaúcha para a sensibilização à proposta. Caxias do Sul é o município gaúcho com a maior CDL do RS e por isso, de forma pioneira aderiu ao Q-Comércio em junho de 2010. De lá para cá, a entidade começou a usar a ferramenta de Qualidade internamente e agora sai para o lançamento oficial entre os lojistas associados.

Conhecendo o Q-Comércio

Trata-se de uma ferramenta de gestão disponível para qualquer comerciante interessado em aumentar o desempenho do próprio negócio e melhorar o resultado final do seu empreendimento na percepção do consumidor. Através do Q-Comércio, o lojista cresce em participação no mercado, melhora o atendimento, recebe capacitação em técnicas de Gestão da Qualidade, se torna mais competitivo, melhora a Marca da sua empresa e cria a base de conhecimentos para participar de outros programas de Qualidade como, por exemplo, o PGQP.
É um programa completo, baseado no uso da ferramenta SCOPI (Sistema de Controle de Projetos e Indicadores) que auxilia no gerenciamento de rotinas de gestão, viabiliza maior controle operacional, favorece o acompanhamento das atividades e promove melhorias na performance corporativa. O software possibilita a criação do planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, formatação de indicadores e atua em quatro funções básicas: planejamento, monitoramento, comunicação e documentação.
Através do Q-Comércio, o varejista consegue ter a visão clara e macro do negócio. Analisa procedimentos internos, obtém avaliação externa por parte de equipe especializada da CDL, recebe diploma de reconhecimento pelas melhorias implantadas a partir dos dados obtidos nas avaliações e vai conquistando competitividade no setor. É uma ferramenta de profissionalização do lojista.

Reconhecimento

Depois de passar por várias fases estabelecidas no Q-Comércio para a conquista de certificações, o estabelecimento que aderiu ao programa é reconhecido em solenidade específica para a ocasião. As premiações acontecem em etapas de acordo com os avanços adquiridos. Iniciam com Selo Bronze, depois Selo Prata e culmina com o Selo Ouro.
Em Caxias do Sul já existem dois programas voltados à qualificação das empresas: o PGQP – Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – mais focado na indústria e o Selo do Comércio que visa avaliar o atendimento oferecido nas lojas. O Q-Comércio nasce para oferecer Qualidade nos processos de Gestão do negócio como um todo, é focado no varejo e os seus reflexos de melhorias em métodos e procedimentos resulta em maior competitividade.

Para mais informações:
Pelo fone: (54) 3209.1108 ou E-mail: [email protected]