Destaques CDL
Fique por dentro da CDL Caxias

– Enviado em 06/07/2011

Convênio com o Banrisul é destaque na 1ª edição do Cardápio do Comércio

O presidente do Banrisul S/A, Túlio Zamin foi o palestrante da reunião-almoço que marcou a abertura do calendário de encontros da CDL Caxias e lojistas, voltados ao desenvolvimento do comércio caxiense. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, dia 06/07 no Salão dos Capuchinhos. Túlio Zamin e o presidente da CDL Caxias, Paulo Magnani, assinaram o contrato que prevê facilidades aos lojistas associados à entidade na obtenção de linhas de financiamento. Conforme Magnani "o objetivo é tornar a CDL ainda mais voltada ao desenvolvimento do associado através de convênios bancários que viabilizam o crescimento dos empreendimentos locais. Todos sabemos da dificuldade de conseguir informações adequadas sobre taxas de juros, linhas de crédito e o medo do endividamento. Por isso queremos ser um norte, um balizador para esses comerciantes para que possam contratar crédito com taxas competitivas e ajudar o pequeno empreendedor a formar a consciência de que os bancos não servem apenas para apagar incêndios, eles servem para nos auxiliar a crescer"! Magnani salientou as vantagens do convênio que prevê linhas de crédito para antecipação de recebíveis de cartão de crédito, obtenção de capital de giro com descontos de cheques e desconto do Banricompras. Os empresários do ramo de comércio e serviços associados à CDL interessados na parceria devem entrar em contato com a entidade de classe ou diretamente em uma das 10 agências do Banrisul em Caxias do Sul.
O evento desta quarta-feira, contou com a presença de 450 pessoas entre comerciantes e prestadores de serviços. Na ocasião foi sorteado um netbook entre os participantes. A ganhadora foi Marilene Basso Balbinot da Maritex Indústria e Comércio de Confecções.

Palestra "Meios de Pagamento"
Túlio Zamin falou sobre a credibilidade do banco gaúcho que em setembro deste ano completa 83 anos de fundação. O presidente do Banrisul falou sobre o mercado financeiro e as tendências sobre os meios de pagamento. De acordo com Zamin, "a sociedade moderna de consumo tem novas necessidades e exige dos bancos demandas diferenciadas, novos produtos e a forma de se relacionar com o mundo dos negócios ganhou um novo formato: a desmaterialização". Os meios eletrônicos e a tecnologia mudaram o jeito de negociar e tornaram as transações imateriais. O dado apresentado pelo gestor do Banrisul para corroborar o argumento, foi de que em 2010 os pagamentos em cheque caíram 7,1% e de 2005 em diante, o percentual de queda já está em 24%. Em contrapartida as compras com cartões apresentaram alta de 23% no ano passado na comparação com 2009.
A evolução dos meios de pagamento do físico para o eletrônico é a tendência para o futuro. A perspectiva apresentada pelo Banco é de que em 2011 mais de 8 bilhões de transações sejam efetuadas mo mercado de cartões. A estimativa é de que 684 milhões de cartões circulem até o final do ano gerando um faturamento de R$ 642 bilhões. Esse faturamento deve crescer para mais de R$ 1,2 trilhão em 2015.
No demonstrativo do comportamento de consumo por ramo de atividade se destacam as compras com cartão de crédito: 29% no setor varejista, 17% no comércio de alimentos e 17% no turismo e entretenimento. Nas compras com cartão de débito, 23% no comércio atacadista e varejista e 13% no setor automotivo.
Segundo Zamin, os negócios estão e estarão cada vez mais baseados na tecnologia. "É preciso transformar conhecimentos em renda. Inovar é criar valor" afirmou o presidente do Banrisul.

Compartilhe:

« Voltar para novidades

Rua Sinimbu, 1415 - Palácio do Comércio
Centro - Caxias do Sul - RS

Ligue para 0800.7044.242
[email protected]

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h
Balcão de atendimento do SPC de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h

Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul
XNEO Soluções para e-commerce