– Enviado em 03/08/2011

CDL faz ponte entre o varejo e os bancos

A mais nova parceria é com o Banco do Brasil. A entidade já mantém convênio também com o Banrisul. O objetivo é ampliar a gama de ofertas e vantagens para os lojistas.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul iniciou em 2011 um forte trabalho de inserção do pequeno e micro empresário varejista no sistema financeiro para obtenção de linhas de crédito, capital de giro e financiamentos. Na reunião-almoço da CDL desta quarta-feira (03), mais um passo foi tomado nesse sentido. O presidente da CDL Paulo Magnani e o Gerente Geral da Agência Caxias do Sul do Banco do Brasil (BB), Sérgio Valmórbida assinaram o contrato que regra o convênio financeiro. A nova parceria foi prestigiada pelo Superintendente do Banco do Brasil, Rosélio Arnoldo Fürst e pelos gerentes das principais agências do banco na cidade. Através do contrato, o associado da CDL pode se beneficiar do programa BB "Proger Urbano Cooperfat" que financia projetos de investimento, com ou sem capital de giro associado, de empreendimentos que gerem trabalho e renda de associações e cooperativas urbanas e seus associados e cooperados. O Proger financia até 90% do valor total do projeto; apresenta prazos de até 96 meses- incluído período de carências de até 12 meses; encargos reduzidos; valor máximo do financiamento até R$ 100 mil para micro e pequena empresa e de até R$ 80 mil para associado pessoa física, com garantias do Fampe (Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa) ou Funproger (Fundo de Aval para a Geração de Emprego e Renda) em 80% do valor financiando. O Proger Urbano Cooperfat financia bens de produção, capital e serviços necessários ao empreendimento, reforma de edificações próprias ou locadas para ampliação, renovação ou adequação do negócio, aquisição de veículos, máquinas e equipamentos e outros. A taxa do projeto é de juros de longo prazo (TJLP) mais o encargo adicional de 2,44% ao ano.
O presidente da CDL Caxias, Paulo Magnani afirmou que essa mediação que a entidade faz entre o setor varejista e os bancos, favorece o pequeno empreendedor que "muitas vezes tem medo de assumir financiamentos pela falta de conhecimento do sistema financeiro, instabilidade da política macro-econômica brasileira e a dificuldade de negociação de taxas com as instituições bancárias. Com essa intermediação, cumprimos o nosso papel de promover o desenvolvimento e a competitividade nos negócios pelo associativismo. Assim nos tornamos mais fortes para competir no mercado", disse Magnani. O Gerente Geral da Agência Caxias do Sul do BB, Sérgio Valmórbida, salientou que esse é o primeiro convênio na Serra Gaúcha. "Já existe um contrato do Proger Urbano Cooperfat com a Federasul. Na região a ação é inédita e será exclusiva com a CDL", reforçou Sérgio.
O Superintendente do Banco do Brasil, Rosélio Arnoldo Fürst, exaltou a sintonia das agências para iniciar os atendimentos dos associados da CDL a partir de hoje, pós assinatura do convênio e anunciou a instalação de mais uma agência do BB em Caxias entre o final de agosto e início de setembro na rua Ernesto Alves. Essa será a nona unidade do banco na cidade. Segundo Fürst, o BB movimentou R$ 1,2 bilhões em empréstimos no município no ano passado.
Para fazer uso do contrato entre CDL e Banco do Brasil, o associado deve procurar a entidade e solicitar carta de anuência que comprove que o interessado compõe o quadro de associados da entidade. Depois é só procurar qualquer agência do banco mais próximo e formatar o empréstimo que esteja mais adequado a sua necessidade.

CDL em ação
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul também tem convênio com o Banrisul desde 06 de julho passado. Essa parceria prevê linhas de crédito para antecipação de recebíveis de cartão de crédito, obtenção de capital de giro com descontos de cheques e desconto do Banricompras.