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– Enviado em 06/03/2008

Crescimento de 15,66% na quinta edição do Liquida Caxias

As vendas no comércio caxiense aumentaram, em média, 15,66% durante a quinta edição do Liquida Caxias, que foi realizado de 6 a 16 de fevereiro e teve a participação de mais de 2,2 mil pontos de vendas. 65% dos participantes disseram ter registrado aumento nas vendas durante o Liquida e 80% afirmou que continuou a liquidação mesmo após o seu encerramento. Durante esses 10 dias, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) recebeu mais de 31,4 mil consultas. Em 2007, as vendas no período do Liquida Caxias cresceram 12,46% e no mês de fevereiro foram movimentados R$ 100 milhões.
Esse foi o resultado de uma pesquisa, por amostragem, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – Gestora do Sistema SPC que ouviu 82 lojistas que participaram da campanha, promovida pela entidade. "Esta é apenas uma primeira pesquisa. A partir de agora, já iniciamos o planejamento do Liquida Caxias 2009 e para termos uma avaliação completa por parte do lojista, vamos realizar nos próximos meses um novo levantamento, que estará dividido em segmentos para uma melhor avaliação. É a partir desse material que a entidade irá discutir as ações e formatar a próxima edição", destaca o presidente da CDL, José Quadros dos Santos.
Nesta quinta edição, além das tradicionais lojas de vestuário, calçados e eletrodomésticos, a promoção teve a adesão de empresas prestadoras de serviços como salões de beleza, consultórios dentários, oficinas mecânicas, balneários, restaurantes, hotéis, auto-elétricas e videolocadoras. Outro diferencial foi a abrangência dos mais de 2,2 mil estabelecimentos participantes, que estavam espalhados pelo Centro, bairros e distritos, como Fazendo Souza, Parada Cristal, Galópolis, Santa Corona, Ana Rech, Forqueta e Desvio Rizzo, envolvendo mais de 20 mil comerciários.
Entre os principais objetivos da CDL Caxias na realização do Liquida Caxias está o de criar um espírito favorável às vendas despertando o desejo de consumo, oportunizando, principalmente aos pequenos e médios comerciantes, a possibilidade de estar inserido numa grande campanha de mídia, e, conseqüentemente, aumentar as vendas no mês de fevereiro – um dos mais fracos para o comércio.
"Finalizada esta quinta edição da campanha, os resultados são excelentes e o êxito alcançado é graças à confiança das mais de 2,2 mil empresas que acreditaram no projeto, e aos nossos patrocinadores, Banrisul-Governo do Estado, Prefeitura de Caxias do Sul e Sicredi Caxias, que investiram no Liquida. Os participantes e aos patrocinadores, um agradecimento muito especial", frisa o presidente.

Procon
Como nas edições anteriores, para dar maior transparência ao Liquida e tranqüilidade aos consumidores que aproveitaram as ofertas, o Programa de Defesa do Consumidor (Procon) acompanhou toda a campanha e não foi registrado qualquer irregularidade. Isso demonstra o respeito que os lojistas envolvidos têm com a campanha e dá ainda mais credibilidade ao Liquida Caxias.

Novidades
Duas noites de apresentação teatral para os lojistas, show na praça aberto a toda a comunidade e a distribuição gratuita do Guia Paraíso de Ofertas estão entre as novidades do Liquida Caxias 2008. Ao todo, apenas esses projetos envolveram diretamente mais de 56 mil pessoas.
A peça teatral retratou, de forma bem humorada, táticas de venda, liderança no atendimento ao cliente, motivação e como otimizar conhecimentos para melhorar os resultados nas vendas. Além disso, durante os espetáculos, os mais de 400 lojistas conheceram a história de sucesso de vendedores que acreditaram no Liquida Caxias e aumentaram suas vendas.
O show de lançamento à comunidade, realizado em conjunto com a Rádio Mais Nova, levou cerca de 5 mil pessoas à Praça Dante Alighieri. Muita música, alegria e sorteio de brindes animaram o público que assistiu às apresentações de Paulo Roberto, e das bandas Cinzentos, Se Ativa e Catuipe. Além de muita música, quem esteve no show aproveitou para fazer exames de pressão e de acuidade visual com uma equipe especializada do SOS Unimed e saboreou uma mateada promovida pela erva-mate Jacutinga.
Outra novidade desta edição do Liquida 2008 foi a distribuição gratuita do Guia Paraíso de Ofertas. O jornal trouxe dicas de um especialista em economia de como aproveitar bem as ofertas da campanha, dicas de um consultor de moda de como comprar roupas, calçados e acessórios e aproveitá-los nas próximas estações, case de consumidores que aproveitam o Liquida e compram apenas nas lojas que participam da promoção, além da lista dos 2,2 mil pontos de vendas que aderiram à campanha. Foram 50 mil exemplares distribuídos em toda a cidade.

2ª Pesquisa Liquida Caxias 2008

Metodologia: A pesquisa foi realizada por telefone numa amostra de lojas estratificada por segmento de atuação. O levantamento foi realizado após o encerramento da campanha, sendo os dados coletados no dia 18 de fevereiro.

Análise da Pesquisa: A pesquisa teve o objetivo de perceber qual a visão que o participante do Liquida tem em relação aos resultados da campanha.


1) Houve crescimento de vendas?

65% disseram que houve crescimento de vendas

35% disseram que não houve

2) Continua com a campanha após o encerramento (16 de fevereiro)?

80% disseram que sim

20% disseram que não

3) Qual foi o nível de crescimento de vendas?

Aqueles que disseram ter crescimento de vendas afirmaram que este foi de 15,66% (média)

4) Qual era a sua expectativa de crescimento em relação à campanha?

A expectativa é que se alcançasse um crescimento de 20,62%

5) Qual tipo de promoção foi realizada?

100% dos participantes concederam descontos de 10% a 70%

10% prazo de até 10 x sem juros

5% brindes

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