– Enviado em 31/05/2012

SPC beneficia lojistas e consumidores

Em 57 anos de existência, o Sistema de Proteção ao Crédito se reformulou e segue tendências de consumo. Hoje o comprador usa o serviço para provar que é um bom pagador. O novo modelo de SPC também diminui a burocracia de consulta. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul trouxe à cidade o Gerente Nacional de Negócios do SPC Brasil, Ronaldo Guimarães, para apresentar ao empresariado varejista local todas as possibilidades oferecidas pelo sistema. De "lista negra" expressão que remete ao início do SPC gaúcho e de "falta de crédito na praça", terminologia usada para indicar quem estava registrado no Serviço em São Paulo – o novo SPC ganha conceito de cunho social e campanha nacional que revela a importância do sistema para o combate à inadimplência e ao endividamento das famílias.
O SPC teve a integração de dados na base nacional em 2000 e em 2011 firmou convênio com a Serasa Experian. A iniciativa provocou impactos positivos para lojistas e consumidores. Para o comerciante, a gama de produtos e serviços oferecidos foi ampliada - o que possibilitou consultas mais personalizadas e abrangentes com o mesmo preço ou até com redução de valores. O Consumidor também saiu ganhando: "antes era preciso fazer consultas no balcão da Serasa – para quem tinha interesse em negócios de financiamento ou precisava de informações de empresas e também precisava ir até o balcão do SPC para abrir crediário ou restituir o crédito de Pessoa Física. Com a parceria SPC e Serasa o consumidor não tem que se deslocar em mais de um lugar. Passa no balcão do SPC e faz a consulta com informações dos dois bancos – agora unificados", orienta Paulo Magnani, presidente da CDL Caxias. É menos burocracia, mas agilidade e confiança na informação de crédito para compradores e comerciantes.
De acordo com Ronaldo Guimarães, representante do SPC Brasil durante palestra que lotou o Salão dos Capuchinhos na última terça-feira (28), "o negócio do SPC é recuperar crédito". Cerca de 600 lojistas de Caxias do Sul e Farroupilha prestigiaram o evento promovido pela CDL Caxias que reuniu cerca de 600 empresários do comércio. O "Cardápio do Comércio", nome da ação, é sistemático e tem o objetivo de qualificar e desenvolver o empreendedor varejista caxiense.
O SPC conta com 151 entidades associadas no Brasil, 163 milhões de cadastros Pessoa Física e 40 mil empresas associadas. Mensalmente recebe 50 milhões de consultas.
O SPC caxiense é gerenciado pela CDL Caxias. Para consultas sobre o crédito, reabilitação e negociação de dívidas, o consumidor não precisa mais "peregrinar" em vários locais. Basta fazer uma única consulta oferecida gratuitamente no Balcão do SPC que funciona no 3º andar do Palácio do Comércio, na rua Sinimbu, 1415 – Centro – sede da CDL Caxias.

A saber: A CDL Caxias não cobra nenhuma taxa para consulta do consumidor ao Balcão do SPC. Há empresas que tarifam essa prestação de serviço. A CDL Caxias entende que é mais útil oferecer todas as vantagens para que o inadimplente recupere o crédito com rapidez e facilidade. Dessa forma, a entidade de classe coopera com o lojista na liquidez dos negócios.