– Enviado em 02/12/2013

Projeto Pescar da CDL encerra o ano com formatura da turma

A solenidade de entrega de certificados aconteceu ontem, dia 03 de dezembro, no Salão dos Capuchinhos. O evento festivo reuniu cerca de 200 pessoas.
Já na terceira turma, com cerca de 63 alunos formados no curso de Iniciação Profissional em Operações para o Comércio , o Projeto Pescar da CDL fecha mais um ano de atividades com qualidade e inovação. A formação é constituída de dois pilares fundamentais que são o desenvolvimento técnico e a qualificação humana. Do total do curso, 60% é voltado ao desenvolvimento pessoal. Entre as iniciativas inovadoras oferecidas nessa edição, pode-se destacar o acompanhamento e orientações de serviço de psicologia com trabalhos em grupos e atendimentos individuais conforme a demanda. Muitos alunos encontraram nesse serviço, a escuta e acolhida necessária para a resolução de conflitos comuns na adolescência. Também foi realizada uma oficina de empreendedorismo dentro da disciplina de Marketing do varejo onde os alunos tiverem que vencer o desafio de criar produtos inovadores e elaborar o plano de marketing para o negócio. Ressalta-se ainda, a presença da Escola de Pais que foi implantada desde a primeira turma na CDL em caráter pioneiro e que hoje, através dos bons resultados, gerou a experiência em outras três unidades de Caxias do Sul.
Esse ano, o Pescar inovou com a disciplina de empreendedorismo social, ministrada pelo publicitário voluntário do Projeto, Maurício Antunes, com a proposta de oferecer aos alunos estratégias para criar soluções no meio em que eles vivem.
A convivência gerou boas experiências. Ocorreu um encontro de jovens em Gravataí no mês de setembro, que envolveu todas as unidades da Serra (Caxias, Farroupilha e Feliz) – com cerca de 16 unidades e participação de 300 jovens. O encontro buscou a superação individual através de atividades esportivas, e dinâmicas de grupo. O tema foi "o profissional do futuro" em uma iniciativa da Fundação Projeto Pescar.

A parte técnica do curso, ocupou cerca de 40% de atividades profissionalizantes com noções sobre atendimento ao cliente, técnicas de vendas, negociação, matemática financeira, controle de estoque, logística e vivência nas empresas onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a rotina de trabalho e das organizações. Dois alunos tiveram a incumbência, dentro dessa proposta, de acompanhar também a rotina de lideranças políticas para conhecer o universo da gestão pública. Micaela Fernanda Sarafin Nunes (17), acompanhou cinco dias de trabalho de secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Francisco Spiandorello e Andressa Aguiar Varela (16), acompanhou o prefeito municipal Alceu Barbosa Velho. A tarefa revelou aos alunos o funcionamento de empresas, organizações e órgãos públicos.
Os jovens também participaram do curso Aprendendo a Empreender – iniciativa do Sebrae (presente com o material didático) que contou com o ministrante voluntário, Ivonei Pioner. O curso teve o objetivo de instrumentalizar os participantes com dicas práticas de como abrir um negócio próprio – passo-a-passo.

Formatura
No dia 03/12, terça-feira, às 19h30 no Salão dos Capuchinhos, os 20 alunos que concluíram o curso de Iniciação Profissional em Operações para o Comércio do Projeto Pescar da CDL, receberam o certificado de conclusão em solenidade com presença de autoridades, representante da Fundação Projeto Pescar e familiares. O evento reuniu cerca de 200 pessoas e contou com a bênção do Frei Jaime Bettega. O paraninfo escolhido pela turma foi o advogado e contador, Julian Biachini, voluntário do Projeto quando ministrou a disciplina de Legislação Trabalhista – atividade que integra o módulo de ambientação profissional.
Após a solenidade, os convidados participaram de jantar de confraternização que foi oferecido pela CDL e Prefeitura Municipal, através da SDETE.
Nova Turma
As inscrições para a quarta turma do Projeto Pescar da CDL abrem em maio. Podem participar estudantes do ensino médio com idades entre 16 a 19 anos de escolas públicas do turno da manhã ou noite e que tenham vocação para o comércio. A próxima edição do curso será no período de junho de 2014 a março de 2015. A proposta é aplicar inovações na grade curricular que estão sendo implementadas. As inscrições serão aceitas na sede da CDL Caxias (rua Sinimbu 1415 – Centro) somente no mês de maio – no turno da tarde. Ao inscrever-se, o jovem precisa apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência, atestado escolar e comprovante de renda da família.