Destaques CDL
Fique por dentro da CDL Caxias

– Enviado em 13/07/2015

Economista Marcelo Portugal fala sobre os riscos e as oportunidades no atual momento econômico brasileiro

“O momento não é dos melhores” afirma o economista Marcelo Portugal, que é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e consultor de empresa e organizações. Ele foi o palestrante desta segunda-feira da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O encontro integrou a 10ª Semana do Comércio e Serviços.

Evitar projetos de expansão ou modernização, ser conservador no mix de produtos, manter estoques enxutos, cortar custos que não sejam indispensáveis à manutenção do negócio, cuidar com as vendas a prazo e ficar atento ao “momento da virada” para ganhar participação no mercado, são algumas das recomendações feitas por Portugal.

Ao analisar as perspectivas futuras da economia, Marcelo Portugal disse acreditar que o crescimento do PIB deve ficar abaixo de zero em 2015, com a inflação beirando os 9,5%. A melhora da atividade econômica deve continuar lenta no próximo ano, enquanto a inflação deverá cair para índices próximos a 5%. O economista também ponderou que o comércio já sofre com a elevação da taxa de juros, com o aperto do crédito e com a redução da renda das famílias em função da inflação. “Acabou a era de ouro do comércio, verificada entre 2004 e 2014. Uma elevação do desemprego pode aumentar a inadimplência e piorar as coisas”, prevê.

A indústria, por sua vez, na opinião do economista, terá um ano muito ruim, e somente no final do ano poderá sentir algum impacto positivo em função da desvalorização do câmbio. Os piores resultados vêm das indústrias que produzem bens de capital e bens de consumo durável; já o melhor desempenho deve vir da agropecuária, ressaltou. Ele considerou que as políticas setoriais são um erro de gestão do governo Dilma Rousseff, por privilegiarem e criarem facilidades apenas para os “amigos do rei”. Portugal defendeu medidas horizontais de incentivo a todos os setores. “Essa política de olhar para a árvore em vez de olhar para a floresta fracassou”, comentou.

O cenário político, por sua vez, é incerto na opinião do palestrante da reunião-almoço de hoje. “Com a ‘renúncia branca’ da presidente Dilma, ela entrou na onda da terceirização: terceirizou a gestão econômica ao ministro Joaquim Levy e a gestão política ao vice-presidente Michel Temer”, assinalou. Para Marcelo Portugal, o ritmo da recuperação pós-2016 vai depender do empenho do governo em corrigir os erros do primeiro mandato.

A Semana do Comércio e Serviços é uma realização da CDL Caxias, do Sindigêneros e do Sindilojas, com organização do Sebrae, Seprorgs, SHRBS, Sirecom, Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, e tem apoio da Fecomércio-RS. 

PROGRAMAÇÃO

14/07 (terça-feira)

Abertura oficial e Palestra “Ações que fazem a diferença”

Palestrante: Márcio Mâncio – empresário, especialista nas áreas de liderança, motivação e vendas. Eleito o melhor palestrante do RS pela Amplia Eventos. É um dos palestrantes mais assistidos em eventos ‘in company’ do Brasil.

Horário: 19h30min

Local: Casa da Cultura – Rua Dr. Montaury, 1333 - Centro

 

15/07 (quarta-feira)

Palestra “A venda inteligente que gera resultados inovadores”

Palestrante: Ricardo Lemos – mestre em Administração e Negócios, administrador de empresas, especialista em Administração de Marketing, especialista em inovação Tecnológica, master practitioner em Neurolinguística.

Horário: 19h30min

Local: Auditório da CIC – Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 – Jardim América

 

16/07 (quinta-feira)

Painel “Cases de Sucesso”

Painelistas: Gilmar Dal Pizzol do Grupo Brisa, Paulo Geremia do Restaurante Di Paolo e Jerson Martins do Personal Royal Hotel. Mediação de Marisol Santos.

Horário: 19h30min

Local: Auditório do Sesc Caxias – Rua Moreira César, 2462 – Centro

*os estacionamentos Zotti (20 de setembro, 2625) e Radical (Moreira César, 2462) são conveniados ao SESC e ficarão abertos até o final do evento.

 

18/07 (sábado)

Ação Social com o grupo Anjos da Esperança - Blitz na Praça Dante Alighieri

Horário: das 9h às 12h

Compartilhe:

« Voltar para novidades

Rua Sinimbu, 1415 - Palácio do Comércio
Centro - Caxias do Sul - RS

Ligue para 0800.7044.242
[email protected]

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h
Balcão de atendimento do SPC de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h

Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul
XNEO Soluções para e-commerce