Destaques CDL
Fique por dentro da CDL Caxias

– Enviado em 17/08/2015

Convenção Estadual Lojista mostrou oportunidades em meio a cenário de incerteza política e econômica

Após dois dias de palestras e debates, evento realizado em Caxias do Sul, encerrou com participação de mais de 1.500 pessoas

Enquanto alguns empreendedores falam em crise e dificuldades, no sentido oposto há caminhos que passam pela criatividade, novas tecnologias e qualificação profissional. Os elementos foram apontados por especialistas nas palestras da 46a edição da Convenção Estadual Lojista, realizada em Caxias do Sul (RS) como indispensáveis para buscar a tão desejada oportunidade no cenário de crise. O evento realizado nos Pavilhões da Festa da Uva, voltado a dirigentes lojistas e lojistas, teve início na quinta-feira (13/08) e encerrou no final da tarde de sexta-feira (14/08) com sucesso de público. Foram mais de 1.500 pessoas que acompanharam com atenção cases de sucesso e exemplos de motivação para o mundo dos negócios.

Os lojistas e representantes de CDLs do estado presentes no evento conseguiram enxergar um cenário mais favorável e com ideias para buscar maneiras de driblar o receio com a instabilidade econômica após as palestras da sexta-feira. A crise política e econômica foi o tema da palestra da jornalista do Grupo RBS em Brasília, Carolina Bahia. 

- O objetivo foi explicar o que está acontecendo, por que chegamos na atual situação e para onde vamos porque é um momento de insegurança de toda sociedade. O curioso é que parece que o Brasil nunca havia passado por uma crise antes. Já passamos por situações bem recentes com o Fernando Henrique, Lula e agora Dilma. Neste contexto houve uma opção equivocada do Governo que gastou, infinitamente, mais do que arrecada e vivemos isso no Brasil e no Rio Grande do Sul, também. Isso tudo coloca a economia numa situação muito difícil porque agora é preciso um ajuste fiscal e parar de investir em áreas importantes - afirmou.

Para o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, a 46ª Convenção Estadual Lojista foi muito importante para que os lojistas entendam de que jeito o momento da economia brasileira pode afetar nos negócios de cada setor.

- O momento da economia deixa muitas pessoas nervosas. Temos que ter em mente que já passamos por crises muito piores em outros momentos. A crise de hoje é muito mais política do que econômica. As palestras foram importantes para que o lojista veja que existe um mundo de oportunidades, mesmo quando abrimos o jornal e as notícias são negativas - enfatizou Vitor Augusto Koch.

Na primeira palestra do dia, o Doutor em Administração de Empresas, consultor e expert em treinamento empresarial, Jerônimo Lima falou sobre como a gestão da Qualidade alcança a excelência. Segundo o palestrante, as empresas necessitam de controle total da gestão, com organização e planejamento. Porém, isso só é possível se os números forem reais e atualizados com frequência e exatidão. Um dos exemplos citados pelo especialista foi o software de gestão utilizado no programa Q Comércio, da FCDL-RS, o Scopi.

- Nenhum empreendedor sabe como está sua empresa se não conseguir atualizar dados, números e aprender a observar as tabelas geradas pela sua empresa. Eu vi que o Q Comércio utiliza o Scopi, uma ótima forma de manter o trabalho organizado e atualizado. Entretanto, o empresário não pode ter preguiça para manter estes dados em dia. Isso é o que faz a diferença. Isso que traz a excelência do trabalho - afirmou.

Intitulada de "Gestão pela Qualidade", a palestra de Jerônimo Lima mostrou aos lojistas presentes a importância da rotina para obter excelência. Ele destacou que é preciso ser bom para atrair bons funcionários. A excelência só é alcançada com a repetição de um trabalho excelente. 

Já o diretor executivo da Croasonho, Eduardo Silva, contou a trajetória da empresa nos últimos seis anos e demonstrou como o planejamento e organização são fundamentais para a consolidação de qualquer marca.

- O importante é crescer sempre com planejamento e com uma boa execução. Toda empresa precisa se preocupar com a parte estratégica. O aconselhado é que o operacional seja feito todos os dias para a empresa não perder o rumo. Isso faz a diferença. Na Croasonho, somos muito atentos aos detalhes. Somos chatos com os detalhes da empresa. Temos concorrentes, com muitas opções de alimentação. Porém, não temos concorrência de croissants - defendeu.

O diretor da Escola Criativa Perestroika, Jean Philippe Rosier, falou sobre como os empreendedores precisam estar em constante qualificação para observar as mudanças que ocorrem no mundo. Só assim, conseguirá realizar transformações dentro da própria empresa. 

- Dizer que o mundo mudou já virou clichê. Nós, que nascemos antes dos anos 1990, fomos educados numa lógica industrial. Mas a forma de ver as coisas está mudando. Vivemos uma nova revolução e um exemplo clássico é a briga dos taxistas com o aplicativo Uber - destacou.

Uma das principais lições da palestra é que os empreendedores precisam entender quais são seus propósitos, que vão muito além de escolher qual a missão, razão e os valores da organização. Estes princípios precisam estar enraizados e vividos a cada dia pelos colaboradores. 

A última qualificação do dia foi uma aula sobre atitudes empreendedoras com o consultor e especialista em marketing, Carlos Hilsdorf, considerado um dos cinco melhores palestrantes do país. 

- Nós vivemos em um momento de desafios e obstáculos, mas a vida é feita de obstáculos. O que faz a diferença em momentos como este é o que fazemos com as possibilidades que a vida coloca no nosso caminho. Aí entra a força da atitude, pois um sonho sem atitude é delírio, e pode virar pesadelo. Agora é hora de entender o que está acontecendo no mundo, de colocar as lideranças para funcionar - destacou.

Foram dois dias de debates que envolveram política economia e excelência no comércio e que deixaram satisfeito o coordenador da Convenção Estadual Lojista, Marcos Carbone.

- Fala-se muito da dificuldade na economia, mas quem buscar qualificação e treinamento para sua empresa e para sua equipe vai se destacar. Destaco alguns momentos marcantes como a homenagem às CDLs de São Leopoldo e Caxias do Sul que completaram 50 anos. Também fica marcada para história uma visão tão qualificada do cenário econômico, político que os palestrantes trouxeram. Além disso, a inovação e tecnologia que são muito presentes. Vamos já começar a planejar a 47a edição da Convenção Estadual Lojista - disse.

O 2º diretor secretário da FCDL-RS, Pedro Jacó Schneider, fez uma avaliação sobre o evento e acredita que o setor saiu fortalecido. 

- Além do fator motivacional, a Convenção Estadual Lojista mostrou, sim, que existe alternativa. Os problemas sempre existiram e passamos por momentos até piores do que o vivido hoje. A massa de desemprego está em 0,4%. Então temos 99,6% de pessoas ativas e ganhando dinheiro, consumindo e gastando. O evento trouxe a oportunidade para que todos possam levar esse conhecimento encontrando saídas e soluções. As oportunidades estão aí para quem quer ser diferenciado. Acredito que todos recarregaram energia para tocar os negócios daqui para frente e isso é muito positivo - disse.

Vice-diretor da FCDL-RS, Cladimir Coppini, afirmou que a Convenção Estadual Lojista é local ideal para tratar dos temas de interesse do comércio.

- Olhar para o longo prazo é uma cultura que se segue e quem não está inserido nisso, tem o seu estabelecimento em risco. Quem não está planejado e não olha para o futuro perde muito - disse Coppini.

A 46° Convenção Estadual Lojista ocorreu entre os dias 13 e 14 de agosto no Parque de Eventos Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul. Contou com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas, entre lojistas e representantes de CDLs de todo estado. Considerado o maior e mais importante evento de qualificação do segmento realizado no Rio Grande do Sul, a convenção visa a integração e a qualificação de dirigentes lojistas e empresários do setor varejista, apresentando debates sobre suas necessidades e tendências e as correlações com os demais setores da economia.

 

Via Assessoria de Imprensa FCDL-RS

 

 

 

Compartilhe:

« Voltar para novidades

Rua Sinimbu, 1415 - Palácio do Comércio
Centro - Caxias do Sul - RS

Ligue para 0800.7044.242
[email protected]

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h
Balcão de atendimento do SPC de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h

Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul
XNEO Soluções para e-commerce