Destaques CDL
Fique por dentro da CDL Caxias

– Enviado em 21/09/2015

Campanha de Trânsito da CDL Jovem de Caxias trará o tema ‘Calma’ no ambiente urbano

Com a temática “Calma. Você é o Trânsito. Faça disso uma experiência legal”, a 12ª Campanha Não Quero Morrer no Trânsito, será realizada pela CDL Jovem de Caxias do Sul de 21 a 27 de setembro.

A tradicional Campanha de Trânsito a cada ano ganha um novo formato. Segundo Gabriele Piccoli, presidente da CDL Jovem, a ideia é trazer uma temática diferenciada, que faça as pessoas refletirem sobre as suas atitudes, tanto no trânsito, quanto nas suas vidas. “Calma não é conformismo, não é acomodação. É apenas uma forma de conduzirmos nossa condição, já que não podemos evitar o caótico trânsito caxiense, vamos nos adaptar à realidade que temos”, explica ela.

A proposta da CDL Jovem é criar ações que transformem a experiência de estar no trânsito em uma experiência positiva. De acordo com Bruno Morais, coordenador da Campanha, “o trânsito não é feito de asfalto, de concreto. Não são as ruas nem as calçadas. O trânsito é feito de pessoas, e é para elas que queremos falar”. Bruno explica que Caxias do Sul vive uma realidade muito particular no que diz respeito ao trânsito. “Há algum tempo o centro da cidade está tomado por obras e bloqueios que dificultam a circulação. Além disso o número de veículos que ocupam as vias da cidade, não condiz com a infraestrutura oferecida, o que atrapalha ainda mais o fluxo”, explica ele.

A dinâmica da Campanha contará com ações que trabalham a conscientização de se ter calma no trânsito. Serão focadas para os jovens, para as crianças, para os usuários do transporte coletivo, para os pedestres, para profissionais da educação e para ciclistas. “Uma das ações que iremos realizar é levar para uma via de trânsito muito lento, em que normalmente as pessoas perdem a paciência, um violinista e bailarinas que irão se apresentar no meio dos carros. Queremos que as pessoas relaxem neste momento e percebam que ter pressa e nervosismo não fará o trânsito fluir mais rápido, então que seja um momento prazeroso”, comenta o coordenador.

O objetivo é atingir todos os modais de trânsito e impactar toda a comunidade caxiense. Desta forma, a programação contará com ações em diversos locais da cidade.

 

Abertura especial

A abertura oficial do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 21 de setembro, na Sala de Cinema da Universidade de Caxias do Sul. Na oportunidade, os integrantes da CDL Jovem apresentaram para diretoria da entidade, patrocinadores, apoiadores e imprensa, a programação da Campanha de Trânsito. O evento contou com um formato diferenciado. “A nossa ideia foi a de criar um ambiente de cinema, em que toda a Campanha foi apresentada em formato de filme, para que as pessoas pudessem entender o conceito, mas além de tudo, ter uma experiência lúdica”, conta Gabriele Piccoli.

Programação completa:

             21/09 – 9h Lançamento oficial do filme e da semana da campanha. – Sessão de cinema na UCS

  • 21/09 – 19h – Exibição do filme da Campanha na BR116 na frente da UCS - 1ª Exibição do filme para a comunidade.
  • 22/09 – 9h  Ação das bailarinas | Esquina Visconde de Pelotas com a Bento Gonçalves
  • 25/09 – 18h30min Exibição do filme antes da sessão de cinema do projeto Cinema de Rua da Estação Férrea
  • 26/09 – 10h Projeto Piano Livre | Julio de Castilhos -  A ação contará com um pianista em cima de uma camionete que tocará músicas clássicas na Júlio de Castilhos.
  •  27/09 – 13h - Encerramento oficial da campanha - Irá ocorrer durante o evento que tornará a Rua Plácido de Castro na Rua de Lazer aos Domingos, com passeio ciclísticos que sairá da prefeitura até o local. Também haverá aula de Yoga na ocasião. 

Compartilhe:

« Voltar para novidades

Rua Sinimbu, 1415 - Palácio do Comércio
Centro - Caxias do Sul - RS

Ligue para 0800.7044.242
[email protected]

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h
Balcão de atendimento do SPC de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h

Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul
XNEO Soluções para e-commerce