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– Enviado em 14/10/2008

CDL Caxias lança novo SPC

Reduzir ao máximo os índices de inadimplência é uma das principais preocupações da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Caxias do Sul. E para isso, a entidade investe constantemente em ferramentas que auxiliem o lojista a ter uma venda cada vez mais segura. Prova disso é o lançamento do Novo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Apresentado a associados e convidados em um evento especial na noite do dia 14 de outubro, o novo sistema se diferencia pela modernidade, praticidade, rapidez e confiabilidade nas informações prestadas. Além disso, a partir de agora o SPC irá disponibilizar soluções de crédito personalizadas – isso significa que o lojista poderá escolher os tipos de consultas que melhor se adaptam à realidade da sua empresa.
Segunda CDL no Brasil a disponibilizar esse serviço aos seus associados, a CDL Caxias buscou a parceria da empresa Lume, de Curitiba, para o desenvolvimento do sistema – já testado e aprovado com êxito. Com essa mudança, o Banco de Dados do SPC, que é o maior do Brasil, passa a ser hospedado em um data Center na Brasil Telecom, em Curitiba. Com isso, a CDL Caxias reduz os custos de manutenção e tem a certeza de que os dados lá armazenados estarão totalmente seguros.
"Buscar soluções para que o comércio caxiense seja cada vez mais forte e competitivo é um dos principais objetivos da nossa entidade. E, para isso, estamos constantemente ampliando e qualificando os serviços que prestamos aos nossos 3,8 mil associados. Disponibilizar aos nossos associados um SPC renovado e muito mais seguro é a prova de que a CDL Caxias está atenta às necessidades da classe lojista", enfatiza o presidente José Quadros dos Santos.
"O Novo SPC vem munido de tecnologia de última geração e nos deixa muito mais confiantes com relação à informação que iremos prestar ao nosso principal ‘cliente': o associado", destaca o diretor do SPC Caxias, Pedrinho Ferrarini.
Para quem irá utilizar, esse novo sistema vai proporcionar mais praticidade e mais rapidez no resultado das pesquisas, assegurando, desta forma, um atendimento com maior qualidade ao cliente na loja – reduzindo significativamente o tempo de espera para a análise do crédito.

Inadimplência
No comércio e serviços, a inadimplência costuma aumentar nos três primeiros meses do ano, em decorrência das vendas de dezembro. E é justamente nesses meses iniciais que também ocorre queda nas atividades desses setores. Assim, o empresário, ciente do aumento da inadimplência no período após as vendas natalinas, ou seja, janeiro/fevereiro/março, deverá ser ainda mais rigoroso na concessão de financiamentos, parcelamentos e aceitação de cheques.
Além de renovar o sistema de consultas (inclusões e exclusões), o SPC Caxias ampliou as modalidades de consultas (crédito e cheque) e está colocando essa ferramenta à disposição de outros setores e segmentos que podem escolher o tipo que melhor adapta-se as suas necessidades, sempre levando em consideração o tipo de serviço que é prestado.
Para ajudar o lojista a melhor definir o tipo de associação, a CDL Caxias coloca à disposição seu Departamento Comercial que poderá esclarecer todas as dúvidas. O associado pode escolher, por exemplo, pela modalidade que inclui a consulta completa, que inclui cheque e crédito, ou apenas a de cheques.
"Temos hoje em Caxias do Sul mais de 61 mil pessoas registradas no SPC, o que representa um prejuízo de R$ 29,9 milhões. Mesmo assim, há um número ainda muito grande de lojistas que vendem sem fazer a consulta ou que demoram a registrar o cliente inadimplente. Isso prejudica não só a ele, mas a todo o comércio", alerta o diretor Pedrinho Ferrarini, lembrando que com o novo sistema a consulta é muito mais rápida e prática.

Treinamentos Gratuitos
E para dar ainda maior segurança aos lojistas no momento da consulta, o Departamento Comercial da CDL está disponibilizando treinamentos gratuitos a todos os associados. O público-alvo são, principalmente, atendentes de crediário, caixas e analistas de crédito. Os interessados em receber orientações devem entrar em contato pelo (54) 3209.9977 e agendar uma visita.

Diferenciais do novo sistema
- Soluções de crédito personalizadas (tipos de consultas de acordo com as necessidades de cada empresa)
- Novo sistema consultas (inclusão/exclusão)
- Maior rapidez no acesso ao sistema e nas respostas
- Possibilidade de realizar qualquer operação via Internet
- Nova tela de consultas
- Gestão de arquivo de seus registros e movimentações
- Realização de registro/cancelamento via arquivo
- Ganho em 100% de qualidade e confiabilidade de dados

As soluções de crédito que o SPC Caxias oferece

SPC Crédito/Cheque
A CDL Caxias oferece o maior banco de dados de pessoa física da América Latina, além de conter informações completas sobre cheques, facilitando assim a sua análise de crédito no momento da venda. Trazendo segurança e redução nos riscos de inadimplência. O associado ainda terá a possibilidade de registro de cheques (devolução pelas alíneas: 12, 13, 14 e 21); cadastramento e informações de cheques pré-datados; e registro de crédito, pessoa física.

SPC Cheques
Serviço destinado a empresas que negociam apenas com cheques. Fornece informações seguras e completas sobre restrições deste documento em nível nacional. Facilitando a análise no momento do recebimento de cheques. Além de informar a quantidade e valores de cheques pré-datados emitidos pelo cliente. O associado ainda terá a possibilidade de registro de cheques (devolução pelas alíneas: 12, 13, 14 e 21); e cadastramento de informações de cheques pré-datados.

SPC Condomínios
Com esse serviço, as administradoras de condomínios e síndicos podem registrar no SPC os condôminos inadimplentes com suas obrigações. O associado ainda terá a possibilidade de registro de cheques (devolução pelas alíneas: 12, 13, 14 e 21); e registro de crédito, pessoa física.

SPC Profissional Liberal
Os profissionais liberais associados à CDL Caxias poderão consultar o SPC antes dar crédito e, em caso de inadimplência, incluir o nome do devedor no banco de dados. Para poder usufruir dessa nova opção, o profissional liberal precisa, além de ser associado à CDL, ter um contrato formal de prestação de serviços com o cliente, pois, caso este cliente não cumpra suas obrigações financeiras no prazo contratado, será esse documento que irá comprovar a relação profissional entre os dois.

SPC Pessoa Jurídica
Esse serviço disponibiliza a mais completa informação cadastral e/ou restritiva do Brasil sobre empresas, sócios e administradores. São informações vindas do nosso banco de dados, nacional, Banco Central, Banrisul, Pendências Financeiras, Cheques (local e nacional) e Títulos Protestados que permitem a você a segurança e a condição necessária para fechar seus negócios.

SPCheque Garantido
Serviço que assegura o ressarcimento de cheques com problemas de compensação, proporcionando muito mais segurança à vendas com cheques pré-datados.

Os principais fatores que levam à inadimplência são?

Dificuldades financeiras pessoais, que impossibilitam o cumprimento de obrigações
Desemprego
Falta de controle nos gastos
Compras para terceiros
Atraso de salário
Comprometimento de renda com outras despesas
Redução de renda
Doenças
Uso do dinheiro com outras compras
Má-fé

Os fatores que o lojista deve ficar atento são:
Sazonal idade, ou seja, em que épocas do ano a inadimplência é maior ou menor;
Número de prestações em atraso;
Valor médio das prestações em atraso;
Verificação do tempo de abertura da conta corrente. Lembre-se que as contas abertas com menos de um ano, têm maior índice de inadimplência.

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