Destaques CDL
Fique por dentro da CDL Caxias

– Enviado em 11/09/2020

Caxias do Sul retorna à bandeira vermelha, mas comércio pode seguir aberto

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou o retorno de Caxias do Sul à bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado. O comunicado foi feito na tarde desta sexta-feira (11), após seis semanas de vigência da classificação laranja (risco de médio contágio). Os municípios da Serra Gaúcha tem até domingo (13) para recorrer da decisão.

A CDL reforça que, mesmo em caso de confirmação da bandeira vermelha a partir da próxima terça-feira (15), o comércio não essencial poderá permanecer de portas abertas para o atendimento presencial do público em função da vigência do plano de cogestão implementado pelo Governo do Rio Grande do Sul. Os municípios que aderiram ao protocolo elaborado pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), entre eles Caxias do Sul, podem ter regras mais brandas que as determinadas pela bandeira vermelha e mais restritiva que a laranja.

“Ficamos apreensivos com a mudança de bandeira, porque isso reflete que ainda estamos em meio à pandemia e precisamos seguir tomando todos os cuidados. De qualquer forma, estamos otimistas em virtude da flexibilização conquistada com a aprovação do modelo de cogestão”, avalia o presidente da CDL Caxias do Sul, Renato Corso.

Pelo documento, caso ocorra a confirmação da bandeira vermelha na próxima semana, algumas regras poderão ser flexibilizadas, autorizando o funcionamento do comércio não essencial e dos estabelecimentos de alimentação fora do lar, antes proibidos de operar com atendimento presencial. 

Assim, mesmo na classificação vermelha, o varejo não essencial de rua, poderá funcionar com metade dos trabalhadores e 25% da lotação, durante seis dias por semana e num período de, no máximo, oito horas por dia, à critério de cada empresa. Já o comércio não essencial em shoppings e centros comerciais deve seguir os mesmos critérios, mas com horário definido, das 9h às 18h. 

Restaurantes à la carte, prato feito, buffet sem autosserviço e lancheiras também poderão operar das 7h às 22h, com 50% dos funcionários e 25% de ocupação.

Outras atividades, como as de ensino, incluindo de idiomas, dança e artes cênicas, estarão autorizados a desempenhar com um quarto dos funcionários e de alunos. Imobiliárias e similares poderão atuar com 50% dos trabalhadores e bancos, lotéricas e similares com 75%.

A CDL Caxias reitera que é fundamental a atenção aos cuidados como uso de máscara e higienização constante das mãos com água e sabão e álcool gel. Também reforça para que as pessoas evitem aglomerações e cumpram as determinações estabelecidas pelo estado e município. A entidade acredita que somente com a colaboração de todos será possível a retomada de atividades que ainda seguem com restrições, como as escolas de ensino fundamental e médio, instituições de ensino superior, a possibilidade de utilização das vans escolares, a retomada dos eventos e outros tantos segmentos afetados pela pandemia.

Compartilhe:

« Voltar para novidades

Rua Sinimbu, 1415 - Palácio do Comércio
Centro - Caxias do Sul - RS

Ligue para 0800.7044.242
[email protected]

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira: das 8h às 18h não fechamos ao meio-dia.
BALCÃO DE ATENDIMENTO DO SPC DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: DAS 8:00 ÀS 18:00 sem fechar ao meio-dia.

Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul
XNEO Soluções para e-commerce