– Enviado em 19/05/2009

Programa de Inserção Digital da CDL é um marco para o comércio caxiense

Mais de 350 lojistas participaram nesta terça-feira do lançamento do Programa de Inserção Digital da CDL. Durante o evento, a lojista Maria Ester Pessin, proprietária da Veritá Moda íntima, foi premiada com um computador. A iniciativa é um grande passo para o desenvolvimento do comércio caxiense e pretende, além de qualificar a prestação de serviços dos seus associados, auxiliar na organização interna das empresas, principalmente nas micro e pequenas, nas quais o acesso à tecnologia é mais restrito.

A primeira ação do programa foi a implementação de um sistema de gestão interna na própria CDL Caxias. Com o planejamento finalizado, o passo seguinte foi a criação de um webmail gratuito para todos os associados.

"Com o e-mail oficial da CDL o associado não precisará gastar com um domínio e não precisará fazer registro, e, em troca, a entidade terá um endereço confiável como meio de comunicação", aponta diretor do Departamento de Produtos, Serviços e Convênios, Luiz Giacomin.

Também houve uma repaginação no Portal da CDL, que a partir do lançamento do programa passará a incluir o painel de Localização do Comércio Caxiense, disponibilizando espaço a todos os associados e permitindo aqueles que já têm site incluírem seus links. Os que não tiverem página na Internet serão apontados por meio do Google Maps, programa gratuito de localização. Outra novidade do Portal é a comercialização de anúncios.

Uma das ações mais importantes é o Programa Nenhum Associado Sem Computador. Como cerca de 45% dos associados da CDL ainda não possuem computador (segundo levantamento da área de tecnologia da entidade), o Programa de Inserção Digital vai facilitar, por meio de parcerias, o financiamento de computadores e softwares. Atenta às necessidades futuras dos lojistas, a CDL Caxias também quer com esse programa incentivar o comércio eletrônico, uma das ferramentas que pode ampliar o faturamento das empresas.

"Estamos atualizados e alinhados ao que acontece no mundo. Queremos que o associado sinta que tem na CDL um apoio para o seu desenvolvimento", ressalta o diretor do Departamento de Tecnologia e vice-presidente da CDL, Luiz Antônio Kuyava.

Além disso, o projeto é um marco na história da CDL e uma das principais ações da Gestão 2008/2009, liderada pelo presidente José Quadros dos Santos. Com esse programa, será possível melhorar e ampliar a comunicação com o associado e também criar uma base de dados para a instituição.
"É um projeto de extrema importância, temos orgulho de poder beneficiar principalmente às pequenas empresas. A iniciativa é inovadora, e deve auxiliar muito no dia-a-dia dos lojistas e nenhuma entidade havia realizado ainda", completa Quadros.

Lojista aprova iniciativa e já utiliza webmail da CDL

A empresa Bernardino Materiais de Construção, localizada no bairro Interlagos, foi um dos primeiros associados a solicitar seu usuário e senha para a utilização do webmail, há cerca de 30 dias. Conforme a gerente administrativa Maria Andréia Bernardino, logo que chegou a fatura do mês de abril com o anúncio do e-mail gratuito, despertou seu interesse. A empresa contratava um provedor apenas para poder utilizar o e-mail, e conseguiu reduzir essa despesa.
"Nos outros provedores nós nunca conseguimos colocar o nome da empresa no e-mail, pois nunca estava disponível. Agora utilizamos o endereço [email protected] para receber as informações da entidade e também para contatos com clientes e fornecedores. Achamos muito positiva a iniciativa da CDL Caxias", afirma Maria Andréia.

Como pedir o webmail gratuito

Para utilizar o webmail, basta o associado solicitar seu usuário e senha ligando para a CDL – 3209.9977. O acesso ao e-mail é realizado por meio do endereço eletrônico www.cdlcaxias.com.br e não é necessário que o lojista instale o e-mail em sua máquina. Ainda no primeiro acesso, usuário e senha devem ser alterados. Este e-mail é gratuito.