Destaques CDL
Fique por dentro da CDL Caxias

– Enviado em 30/10/2009

Agenda da Presidência - CDL na Apresentação dos Trajes Oficiais das Soberanas da Festa da Uva

A vice-presidente e diretora de eventos da CDL, Analice Carrer, participou na noite desta quinta-feira (29/10), na Antiga Estação Férrea, representando a entidade, da apresentação dos trajes oficiais das Soberanas da Festa Nacional da Uva 2010.
Os trajes reverenciam os fatos históricos a serem comemorados por Caxias do Sul no próximo ano e que deram origem ao tema da próxima edição do evento: Nos trilhos da história, a estação da colheita. Estas vestimentas fazem alusão aos 135 anos da Imigração Italiana, aos 120 anos da emancipação política, aos 100 anos da chegada do trem e da elevação da vila à categoria de cidade.
A Rainha Tatiane Frizzo e as Princesas Aline Galvan Perera e Kátia Pisetta Weber desfilaram com as novas vestimentas, traje de passeio e de gala, para o público presente no evento.
A Princesa Kátia Pisetta Weber, foi a representante das entidades do Comércio (CDL, Sindilojas e Sindigêneros), nesta edição do concurso, onde foi eleita como princesa para a Festa de 2010. A Festa Nacional da Uva 2010 será realizada entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março.

Os trajes e seus simbolismos

As Cores
A Rainha Tatiane homenageia a uva na cor de suas vestimentas, que especialmente através de seu produto maior, o vinho, teve papel fundamental no desenvolvimento da economia caxiense, especialmente até a década de 1950.
A cor que veste a Princesa Aline representa a chegada do trem, fazendo referência ao tom claro usado nas estações ferroviárias e reverenciando o significativo desenvolvimento alcançado a partir deste marco.
A Princesa Kátia, através da cor verde simboliza o município de Caxias do Sul, largamente celebrado na Festa da Uva 2010 e no decorrer de todo o próximo ano.

As Linhas, os Materiais, os Detalhes e os Acabamentos
A delicadeza e feminilidade são evidenciadas pelo farto emprego de rendas e galões, e pela utilização de tomas. Os traços da vestimenta de 1910 ficam evidentes pela opção feita com as saias e casaquinhos do Traje de Passeio, que aludem aos "costumes", muito presentes no início do século XX. Os materiais empregados primam pela nobreza dos tecidos e os acabamentos aliam qualidade à funcionalidade.
O Traje de Passeio da Rainha Tatiane traz na barra da saia um detalhe ainda não expresso nas releituras realizadas, remetendo, possivelmente, às antigas "vassourinhas", usadas no trajar feminino riograndense do século XIX, segundo parecer de Marina Paixão Cortes.

Os Bordados
Totalmente inspirados em peças autênticas, os bordados dos trajes das Soberanas são integralmente executados à mão, valorizando a artesania feminina regional.
O referencial para os bordados que ornamentam o Traje de Gala da Rainha Tatiane vem do trabalho elaborado pela imigrante Luiza Bezzi Radaelli. Ela trouxe as mudas de amoreira da Itália e, em São Roque de Forqueta, onde se estabeleceu, iniciou uma criação de bicho-da-seda. Luiza elaborou os fios e concebeu os desenhos dos riscos nos quais se baseou para bordar a peça, datada de 1889, e que foi carinhosamente preservada por sua neta, Eugênia Radaelli Onzi.
Os trajes das Princesas Aline e Kátia têm como referência os bordados executados por Ângela Perottoni Radaelli, nora de Luiza Bezzi Radaelli, descendente de imigrantes e radicada na Capela de Santos Anjos, interior de Forqueta. Angelina, como era chamada pelos mais próximos, era dona de habilidades artesanais incomuns. Desta forma, os bordados dos trajes das Soberanas prestam uma justa homenagem aos 135 Anos de Imigração Italiana e reverenciam a uva e seus símbolos culturais.

Os Adereços
Os adereços complementam os trajes, fazendo uma clara distinção entre o vestir festivo e cotidiano e remetendo ao tema da Festa da Uva 2010.
As Soberanas usam cabelos presos em coque, seguindo o largo uso que este tipo de penteado tinha em 1910, assim como em todo o período anterior.

O Discurso dos Trajes
O discurso dos trajes das Soberanas da Festa da Uva 2010 é traduzido por nobreza, elegância, delicadeza e a história como aprendizado.

Descrição dos Trajes

Rainha Tatiane Frizzo

Traje de Gala
Saia e blusa de zibeline de seda pura, na cor bordô; com sobre-saia, gola e mangas bordadas com pedrarias e acabamento em galão e pingentes dourados; saia de tafetá de seda pura, com renda francesa; babados das mangas de musseline de seda pura, em tom pérola. Bordados em cristais swarovski, pérolas, canutilhos, miçangas e lantejoulas, em tons dourado, verde, cobre e manteiga. A Rainha Tatiane usa um leque como adereço.

Agasalho
Para os dias mais frios, Tatiane dispõe de uma pelerine em pele sintética com gola de cetim, na cor pérola.

Traje de Passeio
Saia de tafetá de seda pura bordô, com rendas de guipir, galão e botões dourados. Casaquinho de tafetá de seda pura bordô, com tomas e bordados em pedrarias. Tatiane usa como adereços uma sombrinha e uma mantilha de musseline de seda pura, com acabamento em renda francesa, ambas em tom pérola; a gargantilha é em pedrarias, na cor bordô.

Agasalho
Casaco em brocado bordô, com detalhes em tafetá de seda pura e acabamento em galão, igualmente bordô.

Princesa Aline Galvan Perera

Traje de Gala
Saia e blusa de zibeline de seda pura, na cor pérola; com sobre-saia com renda francesa drapeada; mangas de renda francesa e gola bordada em pedrarias em tom pérola. A saia, a gola e as mangas são ornadas com fitas em laços, em cetim. Bordados em cristais swarovski, pérolas, canutilhos, miçangas e lantejoulas, em tons verde oliva, bordô e cobre. A Princesa Aline usa um leque como adereço.

Agasalho
Para os dias mais frios, Aline dispõe de uma pelerine em pele sintética, com gola de cetim, na cor pérola.

Traje de Passeio
Saia de shantung de seda pura pérola, com rendas de guipir e botões dourados, babado em pregas. Casaquinho de shantung de seda pura pérola, com renda de guipir e bordados em pedrarias. Aline usa como adereços uma sombrinha, uma gargantilha e uma "charpa" de musseline de seda pura, com acabamento em cetim e renda francesa, todos em tom pérola.

Agasalho
Casaco em brocado marrom claro, com detalhes em shantung de seda pura e acabamento em galão, igualmente marrom claro.

Princesa Kátia Pisetta Weber

Traje de Gala
Saia e blusa de zibeline de seda pura, na cor verde; com sobre-saia e gola bordadas com pedrarias; saia de zibeline de seda pura, com renda francesa; babados das mangas plissados, de musseline de seda pura, em tom pérola. Bordados em cristais swarovski, pérolas, canutilhos, miçangas e lantejoulas, em tons bordô, cobre e dourado. A Princesa Kátia usa um leque como adereço.

Agasalho
Para os dias mais frios, a Princesa Kátia dispõe de uma pelerine em pele sintética, com gola de cetim, na cor pérola.

Traje de Passeio
Saia de tafetá de seda pura na cor verde, com rendas de guipir, galão e botões dourados, babado em pregas encontradas. Casaquinho de tafetá de seda pura verde, com bordados em pedrarias. Kátia usa como adereços uma sombrinha e uma "charpa" de musseline de seda pura, com acabamento em renda francesa, ambas em tom pérola. A gargantilha é em pedrarias, em verde.

Agasalho
Casaco em brocado verde, com detalhes em tafetá de seda pura e acabamento em galão, igualmente verde.

Rogério Aver Pizzolatto
Estagiário de Jornalismo/CDL

Compartilhe:

« Voltar para novidades

Rua Sinimbu, 1415 - Palácio do Comércio
Centro - Caxias do Sul - RS

Ligue para 0800.7044.242
[email protected]

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h
Balcão de atendimento do SPC de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h

Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul
XNEO Soluções para e-commerce