Destaques CDL
Fique por dentro da CDL Caxias

– Enviado em 16/12/2009

CDL Caxias realizou painel sobre as perspectivas para o crédito no comércio em 2010

Representantes de entidades do setor estiveram em Caxias terça-feira (15/12), para debate sobre temas voltados ao comércio



O auditório da CIC foi palco na noite de terça-feira (15/12), do Painel CDL 2009/2010 Perspectivas Para o Crédito no Comércio, que contou com a presença do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior e do o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL), Vitor Augusto Koch. O evento foi mediado pelo presidente da CDL Caxias, Luiz Antônio Kuyava.

Pellizzaro falou do cenário econômico mundial, da economia brasileira, do consumo no Brasil e seus segmentos, da regionalização do comércio, investimentos do comércio varejista – perspectivas para este segmento a volta do pagamento através de carnês, as consultas ao SPC e o cadastro positivo, a popularização do comércio eletrônico, e as tendências para o credito – cartão de crédito. "A qualificação do comércio, o investimento em tecnologia e a estrutura de mercado competitivo é cada vez mais importante para se continuar neste segmento", disse Pellizzaro.

Outro ponto forte abordado pelo presidente da CNDL foi à expectativa de crescimento do setor para o próximo ano. "Em pesquisa realizada pela Confederação, esperamos e prevemos estimativa de crescimento de 8,5% no volume de vendas do varejo, um crescimento forte e com geração de empregos, uma expansão na ordem de 17%", salientou Pellizzaro.

O presidente da FCDL-RS Vitor Augusto Koch apresentou dados dos lojistas do Estado, que pretendem elevar o volume de investimentos em suas empresas em 2010. "57% dos lojistas entrevistados pretendem elevar em 20%, 21% em 15%, e 14% dos lojistas pretendem investir até 10%, ou seja, 90% dos lojistas do Rio Grande do Sul apostam em boas vendas para o próximo ano", comentou koch.

O Departamento de Economia e Estatística da entidade revelou a pesquisa inédita de natal para o comércio caxiense, e também apresentou as soluções de crédito oferecidas pelo sistema SPC.
Segundo o diretor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Miguel Fortes, a pesquisa realizada na última semana de novembro e na primeira de dezembro, surpreendeu. Entre as 360 pessoas pesquisadas, 90,73% pretendem fazer compras no natal. "A preferência é por roupas (63%), calçados (24%) e acessórios (23%). Destas, 39,61/% vão pagar em dinheiro. Além disso, o valor médio de compra subiu para até R$ 300 reais, um dado inédito se comparado há anos anteriores", diz Fortes.

Confira a apresentação dos presidentes da CNDL e FCDL e a pesquisa completa de final de ano realizada pela CDL Caxias do Sul.

Rogério Aver Pizzolatto
Estagiário de Jornalismo CDL

Pesquisa de final de ano Apresentação FCDL Apresentação CNDL

Compartilhe:

« Voltar para novidades

Rua Sinimbu, 1415 - Palácio do Comércio
Centro - Caxias do Sul - RS

Ligue para 0800.7044.242
[email protected]

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h
Balcão de atendimento do SPC de segunda a sexta-feira: das 8h às 11h54min e das 13h06min às 18h

Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul
XNEO Soluções para e-commerce