PORTAL DO ASSOCIADO ASSOCIE-SE
Home >
Notícias

NOTÍCIAS

Projeto “Júlio, Avenida Parque“ é tema de encontro na CDL Caxias

Enviado em 30/09/2021

Um grupo de empresários e o poder público de Caxias do Sul esteve reunido, na manhã desta quarta-feira (29), na CDL para discutir sobre o Projeto Urbanismo Tático “Júlio, Avenida Parque“.

O presidente da CDL Caxias, Renato S. Corso, junto do gerente administrativo financeiro da entidade, Carlos A. Cervieri, do gerente comercial e marketing, Joel Ribeiro, do coordenador de inovação e tecnologia, Cleber Figueredo e equipe interna da CDL receberam Rogério Rodrigues, diretor executivo do Mobi Caxias, Rafael Artico, coordenador de planejamento urbano do Movimento, Gustavo Marques, diretor da Visate, além dos arquitetos do projeto Taísa Festugatto e Matias Vasquez, Alfonso Willenbring Júnior, secretário municipal de trânsito de Caxias e os empresários Valter Beretta (Joalheria Beretta), Gilmar Dal Pizzol (Grupo Brisa), Vera Martinato (Ótica Martinato), Pedrinho Ferrarini (Pedrinho Sports), Mauro Andreazza (Irmãos Andreazza), Eduardo Colombo (Lojas Colombo), Leandro Lazzari (Kenpo Sports) e Manolo (Ótica Visual), Hamiot Bkri (Estilo Radical e Essencia Jovem) e Euclides Smiderli Jr. (Esquina Boa Viagem).

O projeto tem o intuito de provocar intervenções urbanas pontuais no local para promover aos moradores de Caxias, turistas e quem passar pela Avenida, o direito à cidade, podendo desfrutar de um ambiente destinado ao lazer e a mobilidade.

A apresentação, idealizada pela Prefeitura Municipal, Laboratório Urbano e Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), mostrou a decadência do modelo de shopping center e as vantagens de se aproveitar das possibilidades que a Avenida Júlio de Castilhos oferece ao município. Veja a apresentação completa aqui.

O grupo discutiu sobre o projeto, mas alertou sobre a necessidade de resolver problemas crônicos da Avenida, antes de se pensar em um projeto mais amplo, como: a resolução dos pombos, que circulam pela área e acabam sujando todo o espaço, além da realocação dos vendedores ambulantes que permanecem instalados indevidamente nas calçadas da Avenida.

O próximo encontro já está marcado para acontecer no Centro de Cultura Ordovás e, dessa vez, contará com a participação da comunidade, que também discutirá o projeto.